Literatura Nacional, Vamos Conhecer?


 Olá, tudo bem com você? 

Hoje tem livro nacional para você conhecer confira :

 O Último Reino  - O Castelo da Masmorra 


A terra de Ad'Ham vive há milênios sob o jugo dos regentes, depois que o último dos reis antigos partiu para o norte numa viagem não esclarecida. Prometeu voltar um dia, mas o tempo fez da história apenas uma lenda contada à roda das fogueiras pelo povo simples das aldeias.
Agora o trono de Idárium está prestes a ser totalmente subjugado pelas mãos do maquiavélico Absalom.

Na tentativa de impedir os planos do regente, e restabelecer um reino legítimo, o príncipe Guilherme, portador de Sapientia, a Espada dos Reis, juntamente com inusitados amigos: um jovem sacerdote filho de ferreiro, o capitão da lendária Guarda Quotar, um gigante de 3.000 anos e um jardineiro real, viverão dias decisivos, trazendo à tona mistérios e segredos que poderão mudar o rumo do reino dos homens.



Confira agora o bate-papo que tive com o autor: 


Nome: Luiz Carlos C. Pereira
 
Idade: 41 anos
 
Cidade onde moro:

Santa Maria - Cidade conhecida como "cidade universitária", e "cidade coração do Rio Grande", por estar situada justamente no centro do RGS.


Como surgiu a ideia de escrever "O castelo da masmorra":

Gosto de escrever e desenhar. Creio que tudo começou por aí. Certo dia me sentei diante do computador, abri uma página em branco do Word e comecei a escrever a primeira cena. Nada pensado em termos de continuidade. Depois, percebi que tinha ficado um texto bom (porque antes de apresentar um trabalho para outras pessoas apreciarem, creio que o próprio autor precisa gostar do que escreveu). Levei alguns dias para pensar no enredo principal que deveria nortear a história, os personagens e a ambientação. Quando comecei mesmo a pôr em prática o processo de criação, ainda não tinha ideia da amplitude que a obra tomaria.


O livro será uma série? Quantos livros?

Para não apressar a história, e ter o espaço necessário aos enredos e o desenvolver das tramas e mistérios (que são muitos), estou trabalhando num total de quatro livros, sendo que "O castelo da masmorra" é o "livro 1". Os quatro livros são parte da saga (ou série, como queira) intitulada: O ÚLTIMO REINO. Este estou lançando pela Chiado Editora, uma empresa lusitana que publica aqui e em Portugal, inclusive, o livro já consta na livraria online da Chiado e da Bertrand. Para os que gostam da versão ebook, está para ser lançado também na Amazon.


Qual autor ou autora é o seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiram a escrever?

John Ronald Reuel Tolkien, ou simplesmente J. R. R. Tolkien certamente me tem servido de exemplo quanto à criatividade imaginativa. Ele foi um visionário na arte da escrita, ao propor aos seus escritos a criação de um mundo, onde cada fato é entrelaçado a outros eventos. Ninguém pensou na criação de um mundo desde seus primórdios, dando uma sequencia lógica e ordenada como ele. Segundo o próprio relato do filho de Tolkien, ele morreu ainda revisando e rascunhando as histórias da Terra Média.

Outro autor que muito admiro é o bom e velho Júlio Verne, com suas aventuras instigantes e visionárias, criando personagens e principalmente máquinas ainda inexistentes em seu tempo, como o submarino, a energia elétrica, entre outras coisas.


Se  "O CASTELO DA MASMORRA" pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria?

Pensei muito a respeito dessa pergunta, e a música que mais me tocou como melodia de fundo para a saga foi a música tema do filme estrelado por Mel Gibson: O patriota. Fiz inclusive um trailer para o livro com essa música, e está em meu blog.




Você segue carreira apenas como escritor ou tem outra profissão?

Eu faço de tudo um pouco. Na verdade, gosto de saber tudo sobre tudo, mas, respondendo objetivamente a sua pergunta: Sou enfermeiro especialista e técnico de enfermagem, e trabalho em uma UTI cardiológica e em um Pronto Atendimento (aventura e adrenalina não faltam), também sou web designer, gosto de programação e arrumar computadores. Em meio a tudo isso está o escritor. É normal estar trabalhando e pensando em como tirar determinado personagem de uma enrascada. E isso, na verdade, não é algo ruim, pois me dá tempo para amadurecer a história antes de escrevê-la.


Deixe uma mensagem para nossos leitores:

O castelo da masmorra é um livro que não foi escrito tendo em vista unicamente o sucesso de vendas. Se acontecer, que bom, mas do contrário, entreguei aos meus filhos algo que eu queria contar para eles.

O castelo da masmorra é um livro de aventura, onde há humor, tensão, altruísmo, exemplos de bondade, e uma trama onde nem tudo é o que parece (como já terminei o Livro 2 - A princesa do norte, posso afirmar que muita água ainda vai rolar). Nem todas as grandes respostas são reveladas no Livro 1, e apenas pistas permeiam a narrativa, por isso, leia com bastante atenção. Todos os detalhes podem ser importantes.

 

Espero que tenham gostado!

Beijos 

Até mais!



31 comentários :

  1. Oi Andressa, tudo bem? Desejo que o autor conclua a série com sucesso e que ele entregue ambas as coisas para os filhos. Acho isso muito legal. Nossa, admiro muito as pessoas que conseguem ser/fazer tantas coisas! Enfermeiro, programador e escritor! Não sei se conseguirei fazer pelo menos duas coisas no futuro... Vou procurar saber mais sobre o livro dele :) Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,

    Acho que O castelo da masmorra, tem muito potencial e esta deve ser uma série incrível. Eu não li os livros do J. R. R. Tolkien, mas vi os filmes (rsr), e lendo a sinopse eu já estava me lembrando do Senhor dos Anéis, então não me surpreendi por ele ser um de seus autores favoritos. O fato dele não visar só o sucesso em quantidade de livros vendidos, demonstra que ele deve ser um ótimo autor e eu desejo muito sucesso pra ele.

    :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Andressa.
    Ainda não conhecia esse autor, nem o livro. Achei muito legal a postura dele de querer deixar algo para seus filhos. Também gostei dele ter o Tolkien como exemplo, sinal de que sua história deve ser bem caprichada. Se der eu vou ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dressa...
    Pela descrição do livro, o maior inspirador dele só poderia ser Tolkien. Leria o livro, pois gosto de fantasia, mas a principio prefiro ver algumas opiniões.
    Gostei da humildade do autor, e os motivos que escreveu, não apenas pensando nas vendas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da premissa desse livro. É o tipo de historia que me agrada e muito.
    Achei que a musica se encaixa perfeitamente nessa historia.
    Muito legal do autor querer escrever um livro, para poder passar aos seus filhos a historia que imaginou. Desejo muito sucesso, que os livros sejam bem conhecidos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista, o escritor parece ser bem bacana, cabeça aberta e o livro apresenta uma boa história: reis, espadas, gosto muito, parece que a trilogia promete e achei muito fofo ao escrever pensar nos filhos, boa sorte ao Luiz e que venham mais livros!!!

    ResponderExcluir
  7. adoro a literatura nacional. tem gente que paga pau pra autor estrangeiros mas temos otimos autores
    visita la o blog, esta tendo sorteio em comemoraçao a um ano de blog
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/2015/09/sorteio-de-aniversario-1-ano-de-blog-o.html

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser muito criativo, mas confesso que não despertou muito o meu interesse. Achei legal ele dizer que em meio aos trabalhos do dia-a-dia fica pensando em como tirar algum personagem de uma enrascada. Deve ser interessante isso rsrs

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa,
    Sou do RS e adoro quando vejo um autor daqui no blog. Adoro saber que os gaúchos estão levando sucesso para a vida hahahaha. E sobre o livro a história é mega criativa, gostei do enredo, mas por ser série (de 4 livros!!!) vou deixar passar essa leitura, até porque estou lendo muito histórias em palácios, reinos e afins. Então vou deixar essas leituras para uma próxima vez. Mas desejo todo o sucesso do mundo para o autor e que venha muito mais livros por aí.
    Beijão! ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Que entrevista legal, bom conhecer novos autores.
    Muito sucesso pra ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Que entrevista bacana...acho super legal conhecer um pouco do autor!
    E o livro parece interessante, já que é de Aventura...
    Desejo muito sucesso para ele! E que a série seja Maravilhosa!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa!!!
    Achei bem interessante a sinopse, porém um pouco confusa kkk
    Adoro esses temas medievais e de reinos, meio que no estilo As Brumas de Avalon (me lembrei momentaneamente) .
    Ele é fã do Tolkien!!! (e quem não é, certo?)
    Beijo.
    http://planetliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Esse livro deve ser fantastico! Adoro fantasias e (nunca li Senhor dos Aneis :/) mas aprecio as obras de Tolkien! Com certeza eu leria esse livro

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Graças a vocês blogueiros, tenho cada vez mais tentado ler livros nacionais, e percebi que tem muito autor brasileiro melhor que muitos nacionais.
    Não conhecia esse autor antes, mas gostei bastante de conhece-lo, espero poder ler o livro dele logo.

    ResponderExcluir
  15. Ai gente, desculpa, mas não me deu vontade de ler, não. Não me interessou, sei lá; KKK

    ResponderExcluir
  16. Humm eu sinceramente desejo um ótimo futuro para esse autor mais o livro dele não me atraiu e por isso passo essa leitura adiante. Mas posso mudar de ideia futuramente, afinal opiniões mudam não? Kkk Ótimo post.

    ResponderExcluir
  17. Oie, o livro até parece ser legal, mas eu não sei se chegarei a ler, não sou muito fã de aventuras ( tirando PJO), então o livro tem q ser bem incrível para despertar meu interesse, mas enfim pra quem curte esse tipo de leitura deve ser uma boa

    ResponderExcluir
  18. O plot do livro não me atraiu em muita coisa, mas o autor é simpático, e fala pra caramba rs. Adoro pessoas assim. Com 4 livros, ele tem uma boa história pela frente. Espero despertar meu interesse em algum tempo, quando todos estiverem lançados, quem sabe? :)
    beijão, Dessa!
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ei Andressa!
    Mais um bom livro nacional.
    Gostei demais de toda aventura e fantasia do livro e o bom é que o 2º já está pronto, assim ninguém fica agoniado pela continuação.
    Bom saber que as outras profissões do autor, servem de experiência para sua criatividade.
    Aguardo a resenha.
    “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  20. Acabei de comprar pelo jeito é um ótimo livro, ansioso define!

    ResponderExcluir
  21. É sempre bom conhecer novos livros e autores da literatura nacional, é ótimo ver que os livros da nossa literatura tem ganhado destaque.
    Bem interessante a sinopse desse livro e a entrevista também. Aguardarei resenha sobre o livro para conhecer um pouco mais sobre a história do livro.

    ResponderExcluir
  22. adorei a sinopse do livro, livros com esse tema me agradam bastante, bem épico.

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Quantas atividades ele faz e ainda tem tempo pra escrever.E o livro parece ser legal mesmo eu não gostando muito de fantasia.Espero que a série seja um sucesso.E adorei a música tema.

    ResponderExcluir
  24. Oi! É bom ver que os escritores brasileiros estão conquistando seu espaço e se mostrando para o mundo. Achei até mesmo essa trama interessante, gosto dessa ideia de reis, tronos e mistérios. Talvez eu o leia.

    ResponderExcluir
  25. Eu nem sabia que essa empresa era daqui e de portugal,mas se pensar pela lógica chiado é o local de um bairro em lisboa então kkk
    Acho legal a divulgação de autores brasileiros e achei interessante conhecer o autor desse livro,porém esse tipo de livro não é meu estilo :/

    ResponderExcluir
  26. Nossa, de uma página em branco vai se torna uma serie de 4 livros. Isso sim que é evolução.
    Eu nao escrevo nda assim, mal mal uma redação pro enem, hehe.
    Sempre fico impressionada com esse talento pra escrita que as pessoas tem.
    O castelo da masmorra me deixou bem interessada, gostei mesmo de saber que se trata de aventura com humor, tensão, altruísmo...
    Sucesso Luiz Carlos C. Pereira
    Beijos

    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Gostei das respostas desse autor, ele querer escrever um livro para contar a historia aos filhos é tão bonito. Fiquei encantada com esse comentário dele.
    Espero poder ler uma resenha desse livro logo e poder entender melhor a historia dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Andressa!
    Não conhecia a obra e a premissa me parece bem interessante, a capa não me chamou muito a atenção e isso pra mim conta muito, as respostas do autor foram ótimas, sempre fico impressionada com o talento que os mesmos tem, enfim, sucesso pra ele. Bjos.

    ResponderExcluir
  29. Adoro historias medievais sobre reinados, então já fiquei interessada nesse livro. Procurarei ler uma resenha desse livro.
    Gostei dessa entrevisto, parecer ser uma boa pessoa.

    ResponderExcluir
  30. A história que o Luiz criou me parece ser bem eletrizante sabe? Agora, confesso que livros em séries não estão sendo muito minha praia no momento. Mesmo assim, curti saber mais sobre ele (como ele consegue conciliar tantos trabalhos ainda fico me perguntando) e do seu trabalho como escritor.

    bju

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Achei o livro bem interessante e cheia de tramas o que me interessou muito, também gostei de saber que ele gosta de Júlio Verne foi um dos primeiro livros que tive que ler na escola e gostei bastante de suas historias !!

    ResponderExcluir