Resenha - A Lista

A Lista

A Lista
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 384
Sinopse: Skoob

Avaliação: 


Oi gente, tudo bem?

Não sei se já contei por aqui mas eu sou muito fã da Cecelia Ahern, adoro tudo o que ela escreve e mantenho com muito carinho a minha coleção dos seus livros já lançados aqui no Brasil. Fiquei super feliz quando vi que a Editora Novo Conceito lançou A Lista e, claro, fiquei morrendo de curiosidade em conhecer a história. Como eu estou em um ritmo louco de estudo as leituras diminuíram um pouco, então só pude lê-lo agora.

Virei fã da autora depois de ler o livro "A vez da minha vida" (que eu indico muito) e passei a procurar por outros títulos dela já publicados por aqui, até que percebi uma coisa: todos eles tocam o meu coração de forma especial. Cecelia Ahern tem um jeito único de escrever que parece saber exatamente como nos cativar, sua escrita simples tem a capacidade de colocar o leitor para pensar na própria vida, no caminho que está seguindo, nos seus sonhos, desejos e planos. É impossível ler um livro da Cecelia Ahern sem parar por um instante e se colocar no lugar da personagem.

Com A Lista não foi diferente. Não conhecia nada sobre a história e ela foi me envolvendo aos poucos, até que me vi mergulhada no mundo de Kitty.

Katherine Logan, também conhecida como Kitty, é uma jovem jornalista que, além de manter o emprego em uma revista de nome Etcetera (cuja dona e fundadora é Constance, melhor amiga de Kitty), também conquistou o jornalismo televisivo no programa Thirty Minutes. Logo que saiu da faculdade Kitty era animada  a escrever matérias inspiradores, o que acabou chamando a atenção de Constance, e garantiu a Kitty um emprego, além de uma amiga e também "madrinha" de profissão.

Com o passar do tempo Kitty deixou de lado aquele brilho que tinha ao se formar e acabou "engolida" pelo mundo real. Um passo em falso ao transmitir uma notícia pelo Thirty Minutes rendeu a Kitty uma carta de demissão, um processo e a fama de péssima jornalista.

 Abandonada pelo namorado, desacreditada da profissão e de si própria, prestes a ser despejada de seu apartamento e com Constance muito doente no hospital, Kitty se viu perdida no mundo. Além de perder a credibilidade dos colegas jornalistas, toda a sociedade a recriminava pela matéria. Até que uma visita a Constance mudou o modo de Kitty de ver as coisas.

Antes de morrer (calma, isso não é spoiler, acontece bem no comecinho do livro) Constance confessa a Kitty que havia uma última matéria que gostaria de ter escrito, mas acreditava que não daria mais tempo. Com sua morte, a revista resolve fazer uma homenagem a Constance e Kitty se vê responsável em escrever essa última matéria em nome da amiga.

Cem nomes estavam escritos em uma folha, apenas cem nomes e nem uma notinha a mais que poderia indicar qual era o caminho ou a ligação entre aquelas cem pessoas e Kitty tinha apenas duas semanas para descobrir e escrever.

Acompanhamos a luta de Kitty em se restabelecer profissionalmente e pessoalmente. Mas, o incrível deste livro é que não aprendemos apenas com a história de Kitty, a cada nova pessoa da lista de Constance que Kitty conhecia, novas histórias, exemplos e caminhada nos são apresentados. Constance estava fazendo uma última coisa mesmo depois de partir: ajudando Kitty a reencontrar o caminho e a paixão por escrever.

Eu poderia ter avaliado em cinco xícaras de chocolate quente, mas, por mais que eu tenha me encantado com a história o meio do livro me pareceu um tanto quanto arrastado. O começo é sempre empolgante porque estamos conhecendo um novo enredo, o final é maravilhoso e emocionante, mas o meio do livro diminuiu um pouco o ritmo da leitura, mas nada que me fizesse deixar de indicá-lo a todos. 

O livro me emocionou e, como não podia ser diferente, me envolvi completamente com cada novo personagem que aparecia, afinal, todos nós, sem exceção temos uma história para contar! 

Espero que gostem!

Com carinho,


36 comentários :

  1. Aaaah eu adoro a Cecelia Ahern, ela é sempre maravilhosa!! xD
    Confesso que sobre esse livro eu também não conhecia nada, mas pretendo ler ainda, sem dúvida!!
    Parabéns pela resenha!! :D
    Beijos, Lerissa K xD
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,

    Eu só li,quer dizer comecei a ler um livro da Cecelia Ahern, que foi Simplesmente Acontece, não me adaptei com a forma como o livro foi escrito (cartas) e não dei outra chance aos livros dela. Por sua resenha deu pra perceber que ela é uma autora excelente e que escreve histórias tocantes e talvez esteja na hora de dar outra chance a ela, não sei se com esse livro da resenha ou com o outro que você citou A vez da minha vida, vou pesquisar um pouco mais antes de decidir. Parabéns pela resenha.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, tudo bem??!!! Dá mais uma chance sim! Simplesmente Acontece é escrito de forma diferente com a troca de mensagens e confesso que também não é a minha forma preferida!! Depois me conta!!

      Beijos

      Excluir
    2. Vou ler sim e volto pra te contar o que achei... ;)

      Excluir
  3. participa da minha tag esta la no meu blog:http://48967umbomlivroeumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. participa da minha tag esta la no meu blog:http://48967umbomlivroeumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    To querendo muito ler esse livro, será uma das minhas próximas leituras.
    Adorei a resenha, fiquei feliz em saber q o final é maravilhoso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia nada sobre a autora, nunca tinha ouvido falar sobre os livros dela, o que é uma pena pois os livros dela depois de ler sua resenha parece ser realmente muito bom. Pelo jeito ela sabe pegar o leitor e mexer com os sentimentos dele, adoro livro que tem a capacidade de fazer com que pensemos melhor sobre nossa vida pessoal, fiquei bastante interessa.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dressa!
    Ainda não li nada dessa autora, mas já conhecia o livro. A história parece bem interessante. Tomara que essa matéria que a amiga deixou pra ela realizar, realmente a faça dar a volta por cima e se estabelecer novamente.

    ResponderExcluir
  8. Que linda resenha, já tinha lidos outros cometários positivos sobre o livro, e o seu veio pra confirmar o quanto a história é boa e o quanto nos faz meditar.Adorei cada palavra sua, vou querer ler com certeza, beijos....

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Desde que eu vi esse livro a capa me conquistou...
    Achei tão linda e delicada...
    Li a sinopse e pronto, hiper curiosa para ler!!!!
    Ainda não li nada dessa autora e lendo a sua resenha só cresceu a minha vontade de ler esse livro...vou procurar esse outro que vc indicou dela!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mari.
    Já li quatro livros da autora e esse foi o que mais gostei até agora. Chorei muito no final. Diferente de você não achei o meio mais parado, eu estava me deliciando com as várias histórias e leria todas as 100 sem problema algum hehe.

    ResponderExcluir
  11. Eu virei fã da Cecelia quando li Simplesmente Acontece e estou louco para ler P.S. Eu Te Amo e, claro, A Lista! Com a sua resenha fiquei mt mais empolgado à leitura! Deve ser um livro ótimo :) Espero lê-lo em breve!

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Dessa autora, só li P.S Eu te amo, e amei. Quero muito ler outros livros dela, mas acredito que esse não chamou muito a minha atenção.

    ResponderExcluir
  13. Mari!
    Tive oportunidade de ler esse livro também e mais uma vez fiquei encantada com a escrita da autora, sou bem fã dela.
    E aprendi que nas coisas simples é que está nossa essência...
    “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari,
    Não tive a oportunidade ainda de ler algum livro da Cecelia Ahern, mas espero ler ainda. Achei o livro "A lista" um bom livro para começar a ler sobre a autora. Adorei o enredo do livro, parece bem empolgante e atrativo. Vou ler com toda a certeza e espero adorar o livro tanto quanto você.
    Só fiquei um pouquinho curiosa para saber qual é essa noticia que estraga toda a carreira dela, mas acho que só vou saber lendo mesmo hahahaha.
    Beijinhos! ♥

    ResponderExcluir
  15. Até agora li somente o livro Simplesmente Acontece da Cecelia Ahern e fiquei encantada com a história, foi comovente e tocante e por isso comecei admirar a escrita da autora.
    Já vi diversos comentários positivos sobre este livro, e por este motivo adicionei ele em minha lista de leituras, sua resenha está muito boa, pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  16. Mari, essa resenha despertou minha curiosidade, adoro esses dramas, e a Lista tem uma premissa bem legal. E gosto de livros que emocionam, deixa a leitura mais legal.
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  17. ainda não li nenhum livro da autora, acredita?
    adorei a tua resenha e já to curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  18. Oie
    Eu fico enrolado um monte pra ler algo da Cecelia e até agora não fiz isso.Gosto de histórias que focam no auto conhecimento e nos novos descobrimentos da personagem.E fiquei curiosa pra saber a relação entre esses 100 nomes da lista que a amiga de Kitty deixou pra ela,e o que foi que ela fez que afundou sua carreira.

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari!!!
    Acredita que nunca li nada da autora?
    Sempre quis ler P.S.: Eu Te Amo, mas "ainda não consegui encaixar nas leituras" (desculpa esfarrapada kkk)
    A Lista também está nas minhas metas pois quando vi a sinopse achei interessante, apesar de que Romance não é lá um dos meus gêneros favoritos.
    Pena que você acho a leitura arrastada... esse mês as leituras não estao sendo tão boas pra mim também kkk
    Beijo.

    Joseph Luís
    http://planetliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Mari!!! Tudo bem? Comprei Simplesmente Acontece e estou louca para ler. Acho que vou gostar e também quero muito ver se compro A Lista depois, estou adorando ler protagonistas jornalistas *-* Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai adorar!! Boa leitura!! Bjs!

      Excluir
  21. OI! Acho que nunca li nada da autora, mas depois dessa vou procura-la. Achei curioso e interessante o enredo desse livro. Uma lista com nomes e nenhuma pista que os interligassem, é estranho e promissor. O mais bonito que achei foi que a amiga dela fez isso para ajuda-la a encontrar o seu caminho, estou com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  22. Não li nada da autora e mesmo você falando bem dela em sua resenha eu sinceramente não tive curiosidade de ler esse livro dela, não me atraiu a história e por isso passo esse leitura adiante :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rissia, tudo bem? Recomendo outros livros da autora também!! Se essa história em especial não te interessou, tenho certeza que vai encontrar algo em outros dos seus livros que vai lhe chamar a atenção, pelo menos espero que sim! rsss! Cecelia Ahern é uma das minhas favoritas!! Beijos!

      Excluir
  23. Essa lista com 100 pessoas deve ter bastante historia para contar. Me parece um livro muito interessante que mesmo com o meio arrastado como disse, vá prender de mais o leitor. Acho que desperta muita curiosidade, sobre o quem são as pessoas da lista e o que ela trás de novo.

    ResponderExcluir
  24. OI, Mari
    Acho que as opiniões são bem divididas quanto a este livro. Mas acho que afinal ele deve valer a pena, mesmo sendo arrastada em alguns momentos.Também gosto muito da autora, mas ainda não conferi essa obra dela. Espero gostar bastante quando ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ownn...desde que lançou o livro A Lista, que eu queria ler. Achava taoooo linda a capa e eu sou apaixonada com capas bem feitas.
    Ainda nao li nada da Cecelia Ahern e pensei em começar por esse livro.
    Uma pena que o meio do livro tenha sido um pouco arrastado, mas ainda sim, acho que valeu mto a pena a leitura. Fiquei morrendo de dó da Kitty, ela tava bem mal em todos os campos da vida.
    Queria ver como ela vai fazer pra entrevistar as 100 pessoas, acho que o livro nao vai mostrar tao detalhadamente.
    Com certeza ainda vou ler!
    Beijos

    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Ouvi falar que essa autora é muito boa, mas nunca li nenhuma obra dela.
    Me parece ser muito interessante essa historia e estou curiosa para saber o que essas 100 pessoas tem a contar. Espero gostar dessa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Mari!
    A unica obra que li dessa autora foi PS. Eu te amo, não foi um dos melhores livros que li, mas gostei da leitura, logo que A Lista foi lançado eu me encantei pela capa, é bem diferente e muito linda. A premissa também me pareceu muito interessante, então pode ser uma das minhas futuras leituras.
    Entendo essa sua relação de amor com a autora, hahaha, sou assim com a Gayle Forman, amo tudo que ela escreve, e mesmo que muitas pessoas acham as obras dela sem emoção eu sempre me emociono com seus livros, ironico?! talvez, hahaha, bjos.

    ResponderExcluir
  28. Se eu fosse julgar o livro pela capa não ia querer ler o livro,mas ao ler a resenha parece ser um livro com uma estória muito bonita e emocionante,apesar de no meio dele ser um pouco arrastado, e quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  29. Oi Mari, eu já li O presente da autora e gostei muito da escrita dela. Acredito que em lista ela continuo trazendo um toque de encantamento que só ela é capaz de trazer ao seus enredos. Só acho uma pena ela meio que ter diminuído um pouco do ritmo no meio da trama, mais deixa pra lá, isso pode acontecer nos melhores livros. hehe Enfim, esse livro tá na minha estante há bastante tempo e lendo a sua resenha me lembrei dele. :)

    bju

    ResponderExcluir
  30. Pretendo ler esse livro porque causa da autora porque se for só pela historia eu não leria. Achei a historia um pouco chata mas como essa autora é boa darei uma oportunidade a ela.
    Estava me perguntando se essa capa tem alguma relação com a historia.
    Boa resenha, beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Ouvi falar muito desse livro e fiquei muito curiosa, já que não li nada da Cecelia Ahern e esse livro me conquistou gosto muito quando depois que terminamos de ler a historia acaba fazendo a gente pensar sobre coisas importantes na vida !!

    ResponderExcluir
  32. Não gostei muito dos livros que li da Cecilia,devido a leitura se arrastar,mas fiquei interessada em ler esse livro,achei a historia bem legal,e com certeza esse entrou na minha lista!
    Bjs ;)

    ResponderExcluir