Resenha - O Vilarejo

O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Gênero: Literatura Brasileira / Terror / Suspense
Páginas: 96
Sinopse: Skoob


Avaliação: 

Quando aceitei resenhar O Vilarejo eu não sabia o que esperar, ainda não tinha lido nada do Raphael Montes, mas depois da ótima recomendação da Aline sabia que teria em mãos uma obra incrível.

O Vilarejo então vai contar a história de sete personagens, um em cada capitulo, sendo cada um deles envoltos de um dos pecados capitais. Os mesmos podem ser lidos separadamente, porém é importante que deixe o posfácio para o final, é nele que todos os contos se entrelaçam, causando o clímax e o grande espanto do leitor.

Além dos contos, com certeza o que tempera o livro é a atmosfera que o autor criou para eles, logo de início Raphael conta que estes contos foram encontrados por acaso em um sebo do Rio de Janeiro. Estes cadernos ilustrados teriam pertencido a Elfrida Pimminstoffer que havia falecido a pouco tempo, neles continham estas histórias, escritas a mão e em uma língua estrangeira que só depois de muita procura ele conseguiu traduzir.

Este equilíbrio entre a ficção e o real torna O Vilarejo ainda mais perturbador, faz com que o leitor reflita e pense sobre aquelas histórias de uma forma que o conflite sobre a verdadeira integridade humana. Bem... se esta parte é real ou não, depende da imaginação do leitor, mas se a intenção do autor era justamente esta, de amedrontar os leitores, com certeza ele conseguiu. Sem que ao menos iniciemos os contos em si, já estamos totalmente fisgados no prefácio. Para mim isso fez toda a diferença.


Ao mesmo tempo, é incrível ver a inteligência de Raphael na construção do livro, ele conduz o leitor com maestria, vai tecendo pouco a pouco com a precisão necessária para surpreender o leitor, a cada página somos chocados e confrontados com algo atormentador, cruel e naquele mundo, real. Raphael vai além, ele leva os personagens até as últimas consequências, onde o mal tenta influenciar o bem e o bem tenta sobreviver ao mal.

Ler os contos contidos aqui é tarefa fácil quando estamos tão envolvidos com o livro, e ainda mais quando a narrativa do autor é de fácil compreensão. A Suma de Letras acertou em cheio na edição e presenteou o autor com uma obra digna de seu trabalho. A diagramação está linda, toda caprichada e até somos agraciados com alguns respingos de sangue pelas páginas. As ilustrações também complementam e são impressionantes, parabéns ao ilustrador Marcelo Damm que conseguiu dar vida (ou morte rs.) para muitas cenas.

Para quem assim como eu, não sai muito da sua zona de conforto e pouco lê terror e suspense, eu indico a leitura de O Vilarejo é um convite para o gênero. 

Não posso negar os contos tem sim muita violência, sangue e membros espalhados, então se você se impressiona muito facilmente peço que vá com calma, o livro é de terror então saiba o que lhe aguarda. Mas se você procura por terror, da melhor qualidade e ainda por cima nacional, você chegou ao lugar certo. Comece a ler Raphael Montes, conheça O Vilarejo e o principal, não tema.

36 comentários :

  1. Adoro esse gênero. Até agora só tinha visto a capa desse livro e muita gente falando bem, mas depois da sua resenha só tenho uma coisa a dizer: PRECISO LER ESSE LIVRO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!

    E ele tem poucas páginas... Vou ali na saraiva sentar no chão pra ler.

    Ah, dá uma olhadinha na promoção para blogueiros literários que estou fazendo: http://meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br/2015/09/parcerias-e-vendas-do-livro-vida-obscura.html

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Joi,

    Terror não é um gênero que eu costumo ler, mas tenho certeza que esse livro deve ser uma boa pedida pra quem gosta, e o fato dele ser curtinho, 96 páginas, deve dar uma agilidade a trama que pelo que entendi se entrelaça em algum momento.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Sempre ando a procura de livros do gênero de terror e suspense, pois gosto de histórias assustadoras e que dão medo, fiquei bem curiosa em relação a esse livro, mas como ainda não tinha lido nem uma resenha não sabia que era de contos, mas mesmo assim continuei interessada e pretendo ler, parece ser super interessante. Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro de terror, mas confesso que esse me deu muita vontade, fiquei muito curiosa, quando disse que dá medo, rsrs, a capa está muito linda, a diagramação também, parabéns ao Raphael e a todos que colaboraram, vc deu 5 xícaras, deve ser muito bom mesmo, vou ler com certeza, beijos...

    ResponderExcluir
  6. Cada vez mais os escritores nacionais deixam e muito bem seu recado. Não vejo a hora presenciar mais pessoas com livros nacionais em mãos. O Chik Lit já tem seu espaço cativo, no entanto tem muitos autores de suspense, terror e YA pra lá de bons =]
    Estou curiosa pela leitura, sua classificação foi excelente...

    Colaboradora: http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. já conheço o livro e o autora e to bem interessada em ler pois adoro ler contos ainda mais quando são de terror.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Joi.
    Eu estou vendo muitos comentários sobre esse livro ultimamente. Ainda não li nada do autora, mas tenho vontade de ler e me interessei muito pelo o que li na resenha. Adoro livros de terror, mas é difícil de encontrar livros bons do gênero. Anotei aqui a dica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Morro de medo de livro de terror. KKKK Ai ta lasca, porque todo mundo ta falando desse livro, só que eu tenho medo!!

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Esse livro promete mesmo.Adoro histórias recheadas de suspense mas não costumo ler muitos assim,sou mais da turma do romance.E eu não sabia que esse livro reunia contos ligados aos pecados capitais,a história deve ser banhada de sangue mesmo,quando vi a capa já fiquei certa disso.E esses detalhes da página e do início são aterrorizantes mas muito bem feitos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Joi!!!
    Quando vi o lançamento desse livro pensei: "Quero muito ler, mas primeiro vou ler Dias Perfeitos pois todo mundo elogiou muito".
    Semana que vem já vou começar a ler e tô até com medo, pois dizem que é forte kkk O Vilarejo não parece ser diferente, mas adoro esse clima de terror.
    A edição está mais do que PERFEITA... cheia de imagens e o livro também é fininho, deve ser daqueles de ler em um dia.
    Beijo.

    Joseph Luis.
    http://planetliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Joi!
    Queria muito ver uma resenha desse livro. Achei ótima, obrigada. Mas assim.. Fiquei com medo! hahahaha. Vou te falar que o livro parece ser muito interessante, muito mesmo, mas acho que vou ficar mto tensa. Ainda não to preparada pra esses livros de terror mais fortes rsrs =/

    ResponderExcluir
  13. Eu NECESSITO deste livro! A cada nova resenha que sai dele e que leio, fico ainda mais ansioso para lê-lo, preciso preciso e preciso. Eu AMO terror e quero ter esse livro em mãos urgentemente!

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Joi, tudo bem? Adorei a ideia de contos e das histórias se entrelaçarem no final, mas não curto muito sangue :( Hahahaha É uma pena, porque queria muito ver como o autor fez isso tudo, porém não me sentiria bem lendo terror... Bjs

    ResponderExcluir
  15. Já li o livro dias perfeitos, e este escritor é estraordinario com as palavras, você sente vontade de mergulhar nas página, ansiosa para ler este livro. "o vilarejo"

    ResponderExcluir
  16. Já li o livro dias perfeitos, e este escritor é estraordinario com as palavras, você sente vontade de mergulhar nas página, ansiosa para ler este livro. "o vilarejo"

    ResponderExcluir
  17. Já li o livro dias perfeitos, e este escritor é estraordinario com as palavras, você sente vontade de mergulhar nas página, ansiosa para ler este livro. "o vilarejo"

    ResponderExcluir
  18. Oi! Esse livro está sendo muito elogiado e parece ser bom mesmo. Curto livros de terror, então imagino se forem contos, onde tudo é mais denso e que o autor sempre prefere acabar no auge, quando a pessoa ainda está gelada de medo. As ilustrações parecem ser belíssimas, gosto quando livros de terror tem ilustrações, deixam tudo mais sinistro.

    ResponderExcluir
  19. Ja vi muita gente elogiando esse livro e você está entrado pra longa lista kkk e ate eu mesmo que não gosto de livros com estilo " terror" me interessei por esse abra, ate porque pela sua resenha cara deve ser incrível ler esse livro e acho que vale a pena dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  20. Eu tô louca pra ler esse livro. Quero comprar ainda esse mês <3

    ResponderExcluir
  21. Estou querendo muito ler esse livro. Adorei a ideia do autor de escrever contos sangrentos.
    Fiquei só um pouco decepcionado por esse livro ter poucas paginas, espero que o autor escreva logo outra obra e que dessa vez tenha mais contos.

    ResponderExcluir
  22. Apesar de nunca ter nido nada parecido com o gênero desse livro, fiquei bastante interessa e conhecer e de ler o livro, porque me pareceu bastante interesse, e parece prender o leitor do começo ao fim. Gostei bastante, e parabéns pela incrível resenha!

    ResponderExcluir
  23. Oi Joi,
    Nossa simplesmente ameei a resenha e com certeza vou comprar o livro (já até anotei para a minha próxima ida a livraria). Parece incrivelmente assustador, li apenas um livro de terror em toda a minha vida e simplesmente adorei (apesar de não gostar nem um pouco de filmes do gênero). Os livros são muito mais emocionantes e esse parece ser ma leitura bem rápida. Adorei de verdade, vou agora comprar hahaha.
    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  24. Oi, Joi
    Eu até me impressiono fácil com sangue e membros decepados..mas acho que encarra numa boa. Estou começando a olhar com outros olhos para o gênero. Que bom que gostou do livro, eu também não li nada do autor. Mas ele recebe sempre muitos elogios e acho que continuou acertando em cheio nessa obra. Espero ler em breve. Adorei a resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Fiquei curiosíssima para ler. Este tipo de narrativa me fez lembrar muito A casa dos budas ditosos. JUB também nos deixa imaginar se é realidade ou ficção. Isso deixa a história mais intrigante.
    Luci
    Ponto de Exclamação

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Terror eu não curto muito não...mas um suspense, ahhhh, eu amooo
    E lendo a sua resenha já fiquei aqui com muita curiosidade e vontade de ler, kkkkk
    E já imaginando como será o livro!
    Nunca li nada desse autor...e acredito que vou gostar do livro...
    Adorei a sua resenha, já foi super misteriosa, kkkkk
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia o Raphael Montes, ate um amigo me convidar pra sessão de autografos dele aqui em BH. Nao fui pq tinha aula e logo depois muitos blogs que visito falaram do livro O Vilarejo.
    Eu so li resenhas mto positivas, mas infelizmente pra mim nao da...sendo terror e sei que dentro do livro tem desenhos, morro de medo e sou mto medrosa.
    Ainda bem que ja me avisou que tem violência, sangue e membros espalhados, entao obrigada. Mas passo essa leitura.
    Beijos

    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Que pena não vou ler rsrs tenho muito medo
    Eu nem tento, sofro com isso.
    Fiquei feliz pela quantidade d xicaras.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho medo de ler livros assim, mas achei interessante a ideia do autor de criar livros de contos macabros. A capa é bonita e tem um ar bastante sombria, deve combinar com as historias.
    Gostei da resenha e assim que eu criar coragem lerei esse livro.

    ResponderExcluir
  30. Oi Joi!
    Já conhecia o autor, batemos um papo um dia e ele é a simpatia em pessoa, sério, me encantei por ele só pela conversa, haha, apesar disso nunca li nada e nem pretendo dele, bipolaridade? talvez! hahaha, enfim, terror definitivamente não é comigo, então eu nem me arrisco, sempre ouço resenhas muito positivas tanto dessa obra quanto em Dias Perfeitos, esse eu posso ate me arriscar quem sabe?! haha, desejo o maximo de sucesso pro autor, porque ele definitivamente merece, bjos.

    ResponderExcluir
  31. Joi!
    Arrepiei só de ler sua resenha.
    Gosto do estilo terror, embora não tenha lido bons livros do gênero nos últimos tempos.
    “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.”(Soren Kierkegaard)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  32. Esse tipo de leitura não é meu estilo não gosto de nada de terror,mas eu achei muito legal que é um autor nacional quer dizer que eles estão ganhando mais oportunidades de publicarem seus trabalhos e eu achei as ilustrações bem feitas.

    ResponderExcluir
  33. Oi Joi, pelo tom da sua resenha pude perceber o quanto você amou esse livro. Desde o que vinha escrito nele a todo o trabalho da editora que parece ter caprichado bastante nele. Confesso que não esperava isso tudo dele e você me surpreendeu de uma maneira bem positiva. Já add o livro na minha lista do skoob e vou pesquisar mais sobre os preços e tal. Espero comprar o livro logo, logo.

    bju

    ResponderExcluir
  34. Adoro esse gênero e quero esse livro para ontem.
    Amei as ideias dos contos e espero que sejam mesmo macabros. Eu ouvi falar que o livro é bem curtinho, então espero que o autor esteja pensando em criar um segundo volume.
    Amei essa capa dá um ótimo ar de terror.

    ResponderExcluir
  35. Oi!
    Também não gosto muito de ler terror mais achei muito interessante em como o Raphael foi montado o livro, gosto muito de contos e achei bem legal como eles se vão se conectando me deixando curiosa !!

    ResponderExcluir
  36. É interessante como um livro tão pequeno pode caber tanta "coisa".
    Não é minha leitura preferida, mas gosto de ler de tudo, e esse, eu li, gostei muito e já coloquei outros livros dele na minha lista.
    Parabéns pela resenha bem feita.

    ResponderExcluir