Literatura Nacional, vamos conhecer?



 Olá, tudo bem com você?

Hoje tem Literatura Nacional com livro feito em sala de aula com alunos e professor confira :

 Diário dos Siqueira's

 'Diário dos Siqueira's' conta a história de dois estudantes e sua turma pra lá de especial. As crônicas que este livro traz mostram que nem só de estresse e desrespeito vive um professor. Mariana e Henrique, juntos com sua turma, fizeram do ano de 2013 um ano diferente e especial para cada professor. Fizeram da sala de aula um verdadeiro cenário para a construção de uma linda história de amizade entre eles e seus mestre. Ao lermos essas crônicas, percebemos o quanto é fácil termos uma excelente convivência com os professores. E que mesmo se o mundo não valorizar os professores, poderemos fazer isso de forma grandiosa, até mesmo com pequenas atitudes. 'Diário dos Siqueira's' diverte, emociona, e faz refletir que não podemos desistir de sonhar com um futuro melhor para todos os professores.

 Confira o bate papo com os autores:

 
Nome: Jamilson Mello,  Mariana Siqueira e
Yuri Siqueira

Idade: Jamilson, 28 anos,  Mariana e Yuri, 16 anos

Cidade Onde Mora: Recife-Pe

Como surgiu a ideia de escrever "Diário dos Siqueira's" ? 
 Surgiu em sala de aula.
Já faziam 3 anos que estávamos juntos em sala de aula, tendo uma relação maravilhosa, como professor e alunos. E o ano de 2013, seria o nosso último ano juntos. E naquele ano vivemos tantas coisas bacanas, que sentimos o desejo de levar ao conhecimento de outras pessoas, e mostrar que a sala de aula é um grande celeiro de maravilhosas lembranças, lembranças que poderão ser eternas. E mostrar, principalmente, que quando existe uma boa relação entre professor e aluno, todos só tem a ganhar, e o conhecimento vai muito além do que esperávamos.

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta? 
Demorou 6 meses.
Começamos no final de dezembro de 2013, e chegou em nossas mãos, prontinho, em junho de 2014.

O que o leitor pode esperar de  "Diário dos Siqueira's" ?
Bem, o Diário dos Siqueira´s alegra com um toque de responsabilidade. Mostra lindas amizades, construídas em sala de aula, que com muita irreverência conquista o coração de quem lê-lo. E claro, mostra que também educa, mostra que SIM, é possível ter uma relação deliciosamente amigável e respeitosa com um professor(a). E com certeza, para quem já não está mais na escola, baterá aquela saudade da época em que a única preocupação era as notas vermelhas. (risos) 

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever? 
J.k. Rowlling, a autora de Harry Potter.
De certa forma inspira sim, pois a experiência de ler Harry Potter é única, pois o livro não é só uma aventura, mas a saga toda deixa lições para o leito, sendo um enredo envolvente. Então nos faz descobrir aventuras e obter lições daquilo que vivemos. Usar essas aventuras para escrevermos e com isso deixar lições para a vida de quem ler, é maravilhoso.


Se  "Diário dos Siqueira's" pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria?
Porque sei que é amor, do Titãs.



Essa música tocou em um dos vídeos da aula da saudade, nossa despedida. E estava no texto de discurso final de Mariana, que está no livro também. É uma música que fala de uma amor que pode ser representado entre pais e filhos, namorados, e pode perfeitamente representar nossa amizade em sala de aula.

Você segue carreira apenas como escritor ou tem outra profissão?
Não nos consideramos escritores (risos), mas pessoas apaixonadas por leitura, apaixonados por aquilo que fazemos. E o livro Diário dos Siqueira´s é uma divulgação daquilo que vivemos em sala de aula. Jamilson é professor, eu e Yuri estudantes em busca de algo maravilhoso para o nosso futuro. Se for como escritores, será uma honra.

Deixe uma mensagem para nossos leitores:
Que o leitor se divirta, ame e reflita.
Divirta-se com situações vividas por nós em sala de aula, fazendo rir e lembrar de situações que viveram ou vivem em sala de aula.
Ame a história, os personagens, e se sintam inspirados a escrever, ou fazer um pouco mais pela educação, pela escola, pois é na escola onde tudo começa. Onde as ideias vem a tona, o talento se desenvolve, a mente amadurece. 
Reflitam sobre como podemos fazer mais por nossos professores, e com isso colaborar para uma educação de sucesso. Sabemos que o professor é o principal instrumento da educação. É aquele que leva o conhecimento. É aquele que em sala de aula leva um assunto, e este assunto para em um jantar, em um passeio, ou em uma reunião de uma família que acredita na importância do trabalho do professor para a sociedade. E com isso valorizem os professores, invistam nos alunos, e ganhem um país melhor, onde a educação é sua bandeira. 


 Espero que tenham gostado pois eu achei a ideia muito legal ;) 


Beijos 

Até mais!



25 comentários :

  1. Gostei da iniciativa dos autores, seria ótimo se todos os alunos que existem por aí pudessem ter uma relação tão especial com os professores. Acho que colocar tudo vívido pela turma em um livro apenas eterniza os bons momentos. Não sei se chegaria a ler o livro, mesmo gostando da iniciativa, mas se aparecer oportunidade por que não?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Andressa, super curti a premissa do livro. Incrível esta proposta de unir professor com alunos para a criação de uma boa história. O Jamilson, a Mariana e o Yuri, com certeza conseguiram passar, apenas pela sinopse, que professor não sofre apenas de estresse. O amor entre a turma é expressado de uma forma muito clara em Diário dos Siqueira's. Gostei ♥.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa!!!
    Iniciativa maravilhosa!! Professores deveria ser mais valorizados e respeitados e é assim, com o carinho e a criatividade dos alunos que se consegue isso...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, hoje mesmo eu havia visto este livro pelo face e tinha ficado encantada com a proposta dos autores e agora vejo você o recomendando. Mais vontade estou de lê-lo!!!! Valeu pela suepr dica.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que bacana o livro!! Muito boa essa ideia de união entre alunos e professores. É legal mostrar que a sala de aula vai além do estresse, do autoritarismo, da rebeldia de alguns alunos e o quanto unidos eles podem ser e até haver uma amizade, provavelmente dependendo da faixa etária, rsrs. Achei criativo!! Parabéns aos autores pela iniciativa ;)

    ResponderExcluir
  6. Gostei da iniciativa dos autores, mas pra ser sincera não me interessei muito pela temática do livro e acho que vou passar esse leitura, esse gênero literário não faz o meu tipo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Andressa.
    Apesar de ser um livro que acho que não lerei, gostei muito de saber sobre ele. Que interessante isso, essa amizade entre os alunos e o professor a ponto de render um livro. Boa sorte a eles.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que bacana o modo que surgiu o livro!
    Espero que muitos possam ver nos professores alguém especial, a escola um lugar bom!
    Com certeza parece ser uma ótima leitura!
    Desejo muito sucesso para os 3, independente do que realizarão no futuro!
    Lindo Domingo!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa,
    Apesar de não ser um livro de história que me agrada, eu gostei muito da proposta do livro. É diferente e único. Acho que jamais levei em hipótese de escrever um livro com os meus antigos professores. Desejo muito sucesso aos autores mirins e é claro ao grande Mestre deles!
    Beijão! ♥

    ResponderExcluir
  10. Achei bem legal o fato de professor e alunos se juntarem para realizar um livro que tem a intenção de divertir e informar sobre a importância se manter um bom relacionamento dentro da sala de aula, afinal o professor é um meio para o fim, ele é quem leva o estudante a aprender mais sobre os assuntos a fim de que este possa crescer. O livro parece bem interessante e espero que faça sucesso. :)

    ResponderExcluir
  11. Nossa que livro mais legal, tenho certeza que quando eu ler esse livro irei me identificar bastante com as crônicas. Adorei conhecer esse livro, e com certeza entrou para minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, bem interessante como surgiu o livro e adorei a descrição. Acho que é uma obra bem diferente, deve valer a pena ler.
    Já até imaginei que a inspiração seria a Rowlling.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Que legal, alunos e professores juntos, proposta bacana.
    Desejo sucesso a eles.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Que livro lindo, a mensagem transmitida é maravilhoso e que respeito pelo professor hein, que essa história sirva de exemplos para outros alunos e percebam o quanto é importante respeitarmos os professores e saber que através deles tomamos o gosto pela leitura, vou ler com certeza, beijos....

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse livro, quem ler não vai se arrepender!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Esse livro parece ser bem bacana!
    Gostei da entrevista e da sinopse do livro.
    Achei bonita a ideia de valorizar as experiências vividas na escola e também os professores.

    ResponderExcluir
  17. É sempre bom conhecer novos livros e autores da literatura brasileira, achei bem interessante esse livro, e entrevista também.

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa!
    Que história interessante! Realmente é muito bom saber que ainda há relações assim entre alunos e professores, eu me dou muito bem com a maioria dos meus, hahaha, e é realmente ruim quando nos separamos daqueles que fizeram parte da nossa vida por tanto tempo, enfim, ótima entrevista e muito sucesso pra eles! Bjos.

    ResponderExcluir
  19. Olá Andressa, amei este livro .Gostei muito da proposta de unir professor com alunos para criar esta linda esta historia. Bjs !

    ResponderExcluir
  20. Oi Andressa! Realmente a história é bem legal, nunca mesmo tinha visto uma ideia assim. Eu como aluna, sei o quão legal é ter uma relação de amizade com o professor/mestre! Bem interessante e inovador, parabéns aos alunos que criaram o livro!

    ResponderExcluir
  21. Queee legaaal! Adorei a proposta do livro e fiquei super interessado! :3 Tanto por mim como pra dar de presente a alguns professores muito especiais. Esse, de fato, entrou pra wishlist :3

    Abs! Gostei do bate-papo também!

    ResponderExcluir
  22. Ahh bacana demais esse 'Diário dos Siqueira's' !
    Gostei do que li aqui e de como boas atitudes podem mudar mta coisa.
    Também acredito na importância do trabalho do professor para a sociedade e espero mesmo que todos reconheçam isso e possamos mudar os rumos que a educação estão tomando.
    Bela iniciativa.
    Beijos.

    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Gente, achei o máximo essa iniciativa! E esses alunos são escritores natos, achei muito legal a rapidez com que o livro andou.

    E que lindos, tratam com tanto amor!!

    Vou procurar ler, o esforço deles tem que ser recompensado!

    ResponderExcluir