Resenha - Vidas Corridas


Vidas Corridas
Autor:  Sérgio Xavier Filho
Gênero: Literatura Nacional / Biografias e Memórias
Páginas: 208
Sinopse: Skoob

Avaliação: 


Olá, tudo bem com você?

Acho que é a primeira vez que faço uma resenha de um livro voltado para histórias que envolvem corrida, para quem não acompanha o blog desde o começo,  eu fiz um post Clique Aqui para conferir que mostra como eu consegui emagrecer 30 kilos com a ajuda da corrida.

E desde então esse se tornou o meu esporte favorito que sempre costumo fazer, no começo fazia muito mais, agora confesso que dei uma parada mas se Deus quiser quero focar em 2016 para fazer uma meia maratona que são 21km.

Vidas Corridas fala sobre várias histórias de pessoas diferentes mas com uma paixão em comum que claro é a corrida, confesso que as primeiras histórias não me animaram tanto assim para continuar lendo o livro, mas depois da metade do livro algumas histórias foram deixando a leitura mais animada e no final gostei muito.

Não tenho como falar de todas as histórias porque perderia a graça da leitura e também não teria sentindo falar do livro inteiro, por isso nessa resenha vou tentar passar algumas coisas que gostei muito que foi as histórias de alguns personagens específicos.

Engraçado que todas as histórias além da corrida tem também uma superação na vida profissional e pessoal a ser desafiada e independente da sua classe social, no asfalto todos são iguais e todos os problemas somem pelo menos durante este período.

Página 72 
A Maratona tinha lhe ensinado mais uma lição: A Sagacidade está na disciplina de acreditar que dá.

A primeira história que me agradou no livro foi a do Advogado Antonio Mansur Filho ele tem 45 anos e pratica corrida há muito tempo, ele é tão esforçado que conseguiu um cargo público e mesmo diante de tantas horas de estudos não abandonou o esporte. 

Acho que a melhor história sem sombras de dúvidas contada no livro é sobre o Abílio Diniz  que além de ser um mega empresário se tornou um ótimo corredor, a disciplina dele com a alimentação e os esportes é maravilhosa, ele narra algumas atividades do seu dia a dia e isso inclui natação todas as manhãs, musculação no horário do almoço e corrida no fim de tarde. 

E olha que ele é empresário e além de tudo isso incentivou todos os seus funcionários a praticarem corrida com direito a toda assessoria esportiva. 

Página 125
A ideia pegou. os funcionários realmente aproveitaram o estímulo para entrar em forma. E do empacotador ao dono da empresa, passando pelos caixas, secretárias e pela alta gerência, a corrida se tornou uma febre nos escritórios e nas lojas. O incentivo era total: A empresa montou uma bem equipada academia de ginástica ao lado da sede, pagava as inscrições em provas e ainda promovia treinos. 

Para quem tem o hábito de se inscrever em maratonas de rua, sabe o quanto é caro você participar de todas elas, que não custam menos de R$80,00 e poder trabalhar em uma empresa que paga a inscrição e ainda te ajuda a melhorar seu desempenho com toda certeza é maravilhoso e digno de todo o respeito. 

Além dessas histórias que me tocaram de uma certa forma dando mais ânimo para correr, você vai encontrar outras de vários empresários bem sucedidos como por exemplo o jornalista e dono da Livraria da Vila que já tinha sua carreira definida e resolveu se arriscar e mudar totalmente de área profissional.

Muitos desses empresários citados no livro, sofreram lesões, não conseguiram correr por um tempo devido a correria do dia a dia ou problemas pessoais mas sempre conseguiram voltar a ter um tempo para correr e hoje são bem sucedidos em todos os sentidos principalmente nas corridas de grandes distância que é a de 42Km.

Apesar de ser um livro que fale sobre corrida e a vida empresarial é um ótimo incentivo a prática de esportes e também a como se superar cada dia mais , seja no asfalto, correndo ou na vida pessoal e profissional. 

Vidas Corridas me mostrou que basta querer para você chegar em qualquer lugar, além da corrida ser um esporte gratuito você só precisa ter foco e força de vontade para alinhar sua vida corrida com os exercícios que gosta.

Beijos 

Até mais!

 



20 comentários :

  1. Olá!

    Parece bem incentivador! Confesso que não tenho afinidade com nenhum esporte, mas por problemas nos dois joelhos. Isso não diminui minha vontade de praticar qualquer atividade física, mas eu sei que não posso...

    Mas acredito que deve valer a pena a leitura mesmo assim, não? Histórias de superação e incentivos são sempre boas, independente do tema principal.

    Obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo fala que se começar a correr a gente toma gosto pelo esporte, mas ainda nao peguei essa paixao, e olh que preciso perder varios kilos.
    Sua trajetoria é um exemplo e tanto parabéns.
    Tb nunca li nenhum livro que envolvesse corrida, e foi bom conhecer o livro Vidas Corridas.
    Bacana as historias, essa do advogado mostra q nao tem desculpa para manter a saude e conseguir crescer na carreira...povo acha q para ir bem em algo, tem q dedica a vida, comer mal, parar de malhar...loucura.
    Animei de conhecer o livro, parece ser um daqueles que vai te motiva a fazer algo, a ser determinado e correr atras mesmo.
    Jurooo que um dia eu vou correr uma maratona!!!
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. O livro não me interessou muito, mas que bom que você conseguiu emagrecer! Eu tenho que fazer algum esporte, e ainda não decidir qual. :/

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Poxa uma pena esse não ser meu tipo de leitura.
    Com certeza não irei ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    O livro é bem interessante.
    Mas não irei ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dressa!
    Não conhecia esse livro, mas tem tudo a ver com a gente hahaha.
    Fiquei sem correr uns 3 meses e fiz uma prova domingo, agora minha coxa ta como? Parece que fiz mil agachamentos! hahahaha. Não podemos parar de jeito nenhum. Gostei da relação que o livro faz com a correria do dia a dia, deve ser legal. Mais pra frente vou procurar ler ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa,
    Foi bom conhecer o livro, ótima resenha.
    Mas sou sedentária hahahahaha, não sou muito de correr na verdade, mas confesso que comecei a pensar no assunto.
    Adorei ver história reais no livro, isso sempre nos inspira.
    Beijos! s2

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser um ótimo incentivador para quem quer começar alguma coisa mas sempre arranja desculpas para não começar. Eu faço exercícios físicos todos os dias mas nunca tive coragem de começar a correr hhaa.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa!!!
    Muito motivador e sensacional você emagrecer tudo isso!!!
    Acho que algumas pessoas não encontram alguma atividade física em que se identifiquem, e por isso tem preguiça ou desânimo pra praticar e se necessário emagrecer.
    Eu por exemplo sou um dos que não encontrou nada que goste ainda kkk
    Mas acho que estou começando a gostar de sequencias de exercicios aeróbicos e musculação.
    Não curto muito o gênero de biografia, mas pra quem gosta e se identifica com o tema citado deve ser muito bom.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa, lendo a sinopse e a resenha o livro não me chamou a tenção não é o tipo de gênero literário que eu leio mas como sempre você faz ótimas resenhas.

    ResponderExcluir
  11. Achei bem interessante esse livro por falar de histórias de pessoas que adoram corrida, além de ajudar a o emagrecimento é um esporte que faz bem para a saúde, é bom ler livros assim que motivem as pessoas a praticarem exercícios.

    ResponderExcluir
  12. Oi, ótima resenha! Eu particularmente não gosto desse tipo de leitura, e não conseguiria ir até o fim quando um livro não me interessa muito assim de cara. Mas é uma boa iniciativa, por em pratica a corrida e exercícios físicos, acho que pra quem gosta, é um livro bem interessante.

    ResponderExcluir
  13. Comecei a correr há um mês acho, por causa do meu sedentarismo extremo e meu problema na coluna, daí entrei nessa de corridas. Esse livro me chamou muita atenção, só quem corre sabe como a sensação é boa. Vou me informar mais sobre essa obra, achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  14. Bem Andressa!
    Infelizmente a corrida é um esporte que não posso praticar, por causa da deficiência na perna, até andar tem sido complicado...
    O que não quer dizer que não apoio quem pratique e ainda mais os empresários que incentivam seus empregados a praticar.
    Deve ser um livro estimulante.
    “Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.” (Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  15. Não curto muito esse tipo de leitura, mas achei interessante os depoimentos e benefícios da corrida.Não sou muito de correr, gosto mais da caminhada,legal a iniciativa para melhorar a saúde.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  16. Olá, Andressa.
    Esse é um livro que eu não leria, por preferir ler ficção. Só de pensar em correr eu já me canso, mas sei que ajuda muitas pessoas mesmo. Nossa não sabia que tinha que pagar e ainda por cima bem caro para participar.

    ResponderExcluir
  17. Oiiii!
    Legal a resenha e o enfoque o livro. Confesso que se eu correr até a esquina já vou estar morta (que feio, masss haha). Eu curto livros com histórias reais de motivação, já li alguns e uma parte realmente mudou minha maneira de pensar sobre diversos assuntos.
    Pode ser que aconteça com este, não é? No futuro pode ser que eu dê uma chance para o livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Apesar de ter gostado da resenha o livro não me chamou minha atenção, não é um livros que me desperta interesse.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Parabéns com certeza um exemplo já faz um bom tempo que não corro mas é um dos melhores esporte para se praticar principalmente porque é feito ao ar livro !
    A historia pareceu interessante principalmente porque trás os benefícios da corrida na nossa vida !!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas parece interessante gosto muito de esportes!

    ResponderExcluir