Resenha - After - Depois da Promessa #5



After - Depois da Promessa 
Autora: Anna Todd
Editora: Paralela
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance / New Adult
Páginas: 448
Sinopse:  Skoob

Avaliação: 

Página 200
Se soubesse que doeria tanto assim, se soubesse que o amor me rasgaria e me costuraria em seguida só para me deixar em pedaços de novo, eu teria ficado bem longe de Hardin Scott.


Olá, tudo bem com você? 

Confesso que estava bem ansiosa para ler este livro, ainda mais ao saber pelos fãs da série que meu comentário tinha saído no último livro da série. 




E foi uma surpresa ao constatar que é exatamente o que o meu comentário diz no livro dá vontade de fazer ao ler! 

Quem acompanha o blog sabe que desde o começo esse me livro me agradou pela escrita da autora que eu amo de paixão, os capítulos são bem curtinhos e narrativa é intercalada com os dois personagens, o que faz você ler as mais de 2 mil páginas que a série toda tem em um piscar de olhos.

Hardin e Tessa é o casal mais diferente que já li em toda a minha vida literária e posso dizer que também é um dos mais verdadeiros e parecidos com a vida real que já li.

Quem nunca teve um relacionamento de idas e voltas, e apostou todas as fichas no primeiro e grande amor de sua vida que atire a primeira pedra, apesar de todos que estão do lado de fora da situação perceber que os dois se amam mas juntos não se ajudam e só pioram Tessa consegue sempre ver uma luz no fim do túnel, e muitas vezes é essa esperança que ela tem no Hardin que dá raiva enquanto você lê.

Hardin continua insuportável e fazendo coisas que dá vontade de nunca mais olhar na cara dele, neste último livro começamos a entender o que de fato aconteceu com sua vida para ele ser uma pessoa tão agressiva assim com os outros, mas mesmo assim ainda acho a justificativa fraca. 

Na verdade o comportamento de Hardin vem de uma família totalmente desestruturada e bagunçada, mas acho que todas as famílias tem problemas e vai de cada um seguir um caminho bom ou ruim para sua vida. 

Tessa fica muito preocupada com as revelações sobre a família de Hardin e tenta de qualquer maneira dar apoio a ele, porém Hardin a rejeita como se a moça tivesse culpa do seu passado infeliz.

Página 83
Quantas vezes ele ainda vai fazer isso? É o que pergunto silenciosamente ao meu reflexo.
Não, quantas vezes eu ainda vou  permitir que ele faça isso? Essa é a verdadeira pergunta.
"Já chega". digo em voz alta para a desconhecida que me encara. Vou encontrá-lo uma última vez, e só por causa da família dele. Vou arrancá-lo de Londres e fazer o que deveria ter feito há muito tempo.

Porém quando finalmente Tessa resolve esquecer Hardin de vez da sua vida, Tessa sofre uma rasteira da vida e agora precisa do apoio dos amigos e é neste momento que Hardin volta para Tessa novamente e ficamos vendo aquele relacionamento que vai e volta e nenhum dos dois consegue ver que separados são melhores.


Página 87
Sei que Kimberly deve achar que sou uma tonta por correr atrás dele depois desse gesto de afastamento tão frio, mas sou apaixonada por ele, e é isso que fazemos quando amamos alguém : lutamos por essa pessoa, e vamos atrás dela quando sabemos que ela precisa de nós. Nós a ajudamos a lutar contra si mesma, e nunca desistimos dela, mesmo quando ela própria desiste.

Não posso falar que Tessa não amadureceu nesses cinco livros da série porque de fato ela amadureceu sim, mas ela ainda se torna muito passiva quando se trata de Hardin, ela muitas vezes se afastava dele mas esperava sempre que ele voltasse para ela, se ele tomasse a iniciativa ela cedia facilmente.


Página 95
Tudo passa a fazer sentido. Minha ideia a respeito do amor e de não desistir de quem amamos não poderia estar mais distante da verdade. Eu me enganei durante todo esse tempo. Quando amamos alguém, não deixamos essa pessoa nos destruir, não permitimos que nos arrastem na lama. Tentamos ajudar, tentamos salvá-la, mas quando o amor se  torna uma via de mão única, se continuarmos tentando, estamos fazendo papel de bobos.

A leitura continua rápida, envolvente, te deixa hora com raiva, hora com coração apertado e fica impossível não sentir nada em relação aos dois, nem que seja para ficarem separados um do outro, e a vontade de saber como termina essa série é tão grande que as páginas parece que voam quando a leitura avança.


Página 97
Eu me enganei muito em relação ao Hardin, e isso serve para me mostrar que só as próprias pessoas podem mudar a si mesmas, por mais que tentemos. Elas precisam querer isso tanto quanto nós, ou não há esperança.É impossível mudar as pessoas que estão convictas do que são. Todo nosso apoio não basta para compensar as baixas expectativas que têm de si mesmas.
É uma luta perdida, e finalmente, depois de todo esse tempo, estou pronta para desistir.

A história traz também o envolvimento do meio irmão de Hardin e melhor amigo de Tessa o Landon com duas garotas, uma ex namorada e a atual, o que a autora já confirmou que fará um livro sobre ele e acho que eu irei gostar mais, pois o Landon é um dos meus personagens preferidos. 

A série chega a final e  posso dizer que foi fofo e bem estilo de novela onde tudo acaba bem, porém achei os últimos capítulos onde se passa até 20 anos depois completamente desnecessários. 

O Hardin aprende muito depois que conhece a Tessa achei até algumas frases dele bem verdadeira porém até no livro deu para perceber que a Tessa se virava bem sem ele, ela tinha sua vida, conseguia ser feliz e mesmo a distância ajudava Hardin quando podia.

Então ao meu ver os dois se dariam bem vivendo separados, mas como se trata de um livro de romance, e onde o foco é o casal acho que ficaria um pouco incoerente os dois terminarem separados. 

Muitos fãs da série e de Hardin disseram que ficaram com dó dele pois ele sofreu muito e quem lesse até o final iria morrer de amores pelo personagem, eu gosto da série adoro os personagens mas não morri de amores pelo Hardin ainda acho que a  melhor maneira dele ter aprendido sobre a vida era perder o grande amor de sua vida para sempre. 

Mas como estamos falando de fantasia onde tudo é possível ele mudou sim bastante no livro achei a mudança bem radical por sinal, mas é triste ver que ele só mudou porque a Tessa desistiu dele após tentar de tudo e fazer o possível e o impossível para ficar com ele.


Página 415
Aprendi com a dor que a vida não precisa ser uma batalha. Às vezes, você recebe coisas ruins desde o começo, e às vezes você estraga tudo no caminho, mas sempre há esperança.
Sempre há outro dia, sempre há uma maneira de compensar a merda que você fez e as pessoas que magoou, e sempre tem alguém que ama você, mesmo quando pensa que está totalmente sozinho e vagando por aí, perdido, esperando a próxima decepção. Sempre existe algo melhor por vir.
É difícil ver, mas existe. Por baixo de todas as bobagens e da raiva que eu sentia de mim mesmo, havia Tessa. Por baixo do meu vício, da pena que eu sentia de mim mesmo e de minhas escolhas ruins, havia Tessa. Enquanto eu saía do buraco, ela segurou minha mão o tempo todo; mesmo depois que me deixou, continuou por perto e me ajudou. Nunca perdi a esperança porque Tessa é minha esperança. Sempre foi e sempre vai ser.

Ao todo a série foi boa, eu gostei muito dos personagens achei que valeu a pena a leitura , a série chega ao fim, mas antes que digam que agora em Março será lançado mais um livro da série, ele será um livro narrado pelo Hardin antes de conhecer a Tessa. Então realmente a série chega ao fim mas temos um presente da autora para o fãs do inconsequente e rebelde Hardin.




Conheça os volumes anteriores da série e conferindo minha opinião para cada um deles clicando abaixo:


After - Clique Aqui

After - Depois da Verdade - Clique Aqui

After - Depois do Desencontro - Clique Aqui

After - Depois da Esperança - Clique Aqui


Beijos 

Até mais!

9 comentários :

  1. Oi Dessa,
    Toda a resenha eu repito: não li a série, mas tenho vontade. E já chegou ao fim e eu ainda não li hahahsah.
    Mas acho que ainda vou ler, não é um livro que eu pense quando vou a livraria, mas sempre quando leio a resenha me da vontade de lê-lo.
    Beijos! s2

    ResponderExcluir
  2. Li todos os livros. Mas estava muito ansiosa por esse exatamente por ser o último. Ainda bem que ela não deixou o público na mão com a Sylvia Day. Mas para mim ainda faltou um pouco. Ficou suspenso o casamento se casou ou não. E a noiva do London me tirou o sono. Também viro a noite lendo cochilo com o celular na mão. Mas gostei muito da série, fiquei com raiva, chorei, rir tudo com esses dois.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito dessa serie, mas não sou fã de romance então a história não me encantou.Acho que só leria os livros caso eu ganhasse.

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum livro da série, mas a cada comentário sobre cada me deixa muito mais curiosa, realmente esse casal é muito intrigante, cheio de altos e baixos...beijos...

    ResponderExcluir
  5. A série mais viciante de todos os tempos!!! hahahaha maravilhosa!
    E eu nem acho que a Tessa estava feliz, e nem o hardin. Ambos estavam separados e precisavam seguir a vida pq a vida é assim mesmo, não pode parar. Mas feliz? Não mesmo. Eles sempre se gostaram e queriam ficar juntos. A vida deles sempre foi incompleta enqto estavam separados. A Tessa sempre amou o Hardin, mas na reta final ela achava que não deveria ficar com ele. Ela tinha uma briga entre a razão x emoção. Mas feliz sem o Hardin? É ruim hein rsrs

    Hardin, seu lindo, sempre tive fé em vc e vc não me decepcionou. Vem logo contar o Before pra gente <3 hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Preciso ler esse, q resenha linda.
    Amo tanto esses dois mas só de pensar que acaba meu coração dói.
    Parabéns pelo comentário no livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente amei toda a série, pena que acabou, agora estou pensando em qual vou começar a ler, aceito sugestões.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa,
    Eu devorei essa série, quase virei um zumbi. Não conseguia parar de ler. Hardin e Tessa me causaram uma ressaca literária daquelas. Ainda sinto saudades deles, é possível?
    Bj
    www.dnabookz.com

    ResponderExcluir
  9. ... Gostei muito que eles ficaram juntos no final. Mais maduros, descobriram que não eram felizes separados. Por maia sucesso que tivessem em outras áreas. Ela sempre foi muito detalhista nos livros mais na parte mais bonita da história não foi relatado.. A volta, Casamento deles,como a familia enxergou isso,o nascimento dos filhos...queria saber como era o convívio do casal mais maduro. Uma pena. No geral romance que, com muitas brigas bem detalhas que chega a ser chato em alguns momentos com um final não detalhado feliz.

    ResponderExcluir