Resenha - E Se For Você?


E Se For Você? 
Autora: Rebecca Donovan
Editora: Globo Alt
Gênero: Literatura Estrangeira / Young Adult
Páginas: 416
Sinopse: Skoob
Avaliação: 
Olá, tudo bem com você? 

"E Se For Você" é um lançamento da editora Globo Alt ao qual eu estava bem ansiosa para ler, pois muitas pessoas elogiam essa autora e eu não tinha tido a oportunidade de ler ainda nenhum livro dela

"E Se For Você" é um bom livro com uma leitura rápida e envolvente que vai te deixando muito ansioso, é um livro do gênero YA (Jovem Adulto) que traz aquele tema que muitos de nós já passamos na vida, que caminho devemos seguir? E que escolhas devemos fazer? seguir o que queremos? ou o que nossos pais desejam e orientam?

Quem narra a história em primeira pessoa é o Cal que sempre foi amigo de Nicole, Rae e Richelle eles eram vizinhos e sempre frequentavam a casa um do outro, Nicole foi a última criança a chegar na vizinhança e logo fez amizade com Richele.

Nicole tem uma família bem conservadora que cobra sempre excelentes notas e querem que ela tenha um comportamento exemplar, ela não pode se sujar e quando sai para brincar com os seus amigos eles emprestam roupas velhas para que Nicole possa brincar em paz.

No decorrer do tempo Richele e Nicole ficam mais próximas e Cal e Rae ficam mais próximos, porém ao terminar o ensino médio Richele e Nicole perdem o contato com Cal e Rae.

Cal sempre nutriu um amor platônico por Nicole, Nicole sempre soube que Richele morria de amores por Cal e resolve preservar a amizade do que ficar com Cal.

Agora Cal já está na faculdade em uma cidade próxima a Nova York e encontra no campus da universidade uma menina idêntica a Nicole só que se chama Niely Preston.

Nicole foi estudar em Harvard a pedido do pai e por sempre ter tirado notas excelentes era o orgulho da família.

Só que Niely só aparenta ser Nicole, porque sua personalidade em nada se parece com a verdadeira Nicole.

Niely é expansiva, faz as coisas sem pensar, só pensa em ser feliz mesmo que para ser feliz envolva gritar no meio da rua, subir em uma árvore para comer doces e assim por diante. 

-Adoro olhar as estrelas. - A voz dela está baixa e distante, como uma lembrança.
- Elas podem levar a dor embora, se a gente deixar. E quando o sol nasce, a tristeza toda desaparece.

Quando olho todas as estrelas no céu, não consigo deixar de pensar que é muita dor.
- E as estrelas cadentes? 
Nyelle volta a cabeça de repente, ao som da minha voz, como se tivesse esquecido de que eu estava ao lado.
- A gente faz pedidos a elas, por mais uma chance de fazer tudo dar certo.
- Você acredita que pode fazer isso? Começar de novo?- Todo dia  - diz ela baixinho, mirando as estrelas.


Os capítulos são curtos e são alternados entre Nicole e Richele que explicam o seu passado ao lado dos amigos. 

O fato de não saber quem é Niely e o que aconteceu para esses 4 amigos que se separarem é o ponto alto da trama que foi o que me deixou completamente curiosa para continuar a leitura.

O final não é previsível, foi bem diferente das teorias que eu criei e ao todo é um bom livro porque me prendeu. 

Mas confesso que o protagonista me deixou irritada, o Cal é muito passivo, ele aceitava tudo que Niely falava e não perguntava e nem ao menos questionava quem era ela, sempre colocava Niely em um pedestal.

Não olho para trás por medo de perder a coragem. Permaneço concentrado em garantir que nada aconteça a Nyelle: isso evita que eu pense muito no que pode acontecer comigo. Ela é minha coragem. Se não fosse por ela, não haveria nenhuma chance de eu estar me segurando nos degraus de uma escada, subindo em um silo que tem mais ferrugem do que tinha cobrindo sua superfície.

No final do livro tem um agradecimento da autora e acho que tudo o que o livro representa ela mesma escreveu na última página, então confira abaixo e não perca a oportunidade de ler este livro.

"E Se For Você"  é uma história sobre amor, perda e amizade. Acima de tudo, fala sobre as segundas chances. Sobre reconhecer aqueles momentos na existência em que uma decisão pode mudar o curso da sua vida. Abrace esses momentos. Viva cada dia sabendo que existe a opção de torná-lo melhor. Você pode começar de novo... todos os dias. O  importante é pensar em sua felicidade e ser exatamente quem você  deveria ser. Seja feliz.         


 Beijos 

Até mais! 

8 comentários :

  1. O Livro parece ser ótimo, gênero que eu amo
    Pena que não achei para comprar :(
    Adorei a resenha. Beijos
    http://floresecencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei esse livro na Amazon, e bem barato também.

      https://www.amazon.com.br/E-se-voc%C3%AA-Rebecca-Donovan-ebook/dp/B01BH7H28M/ref=gbps_img_s-5_9102_7d8deba7?smid=A18CNA8NWQSYHH&pf_rd_p=2581819102&pf_rd_s=slot-5&pf_rd_t=701&pf_rd_i=gb_main&pf_rd_m=A1ZZFT5FULY4LN&pf_rd_r=P9SA03T072C800TVHHN3

      Excluir
  2. Oi Dressa!
    Tenho visto esse livro por aí, mas não sabia bem sobre o que era. Parece legalzinho! O que gostei mais foi vc dizer que no final não era nada do que vc imaginava pq adoro essas surpresas em livro rsrs

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que não você não gostou tanto. Eu ainda não o li, mas estou com grandes expectativas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço o trabalho da autora, mas amo quando os personagens são intensos, a gente acaba se envolvendo muito. O enredo me parece bem plausível, gostei da temática, vou conferir!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a autora, o tema do livro é muito bom, envolvendo amizade, amadurecimento, a capa está muito bonita, gostei e curiosa com o final da leitura, beijos..

    ResponderExcluir
  6. Ai, não faz muito meu tipo de leitura, então não me atrai muito...Ainda masi sabendo que o personagem principal fica muiti passivo tipo argh.

    ResponderExcluir
  7. Hey ><
    Essa resenha me tocou ^^ Poucos livros tem esse efeito (Mesmo eu derrubando pelo menos um lagrima em todos Rsrsrsrs)
    E o final mas ainda <3 Irei ler sim, o mas rápido possivel.
    Bye ^^

    ResponderExcluir