[Top 10] Livros com Temática Esportiva



Olá, tudo bem com você?
 O Top 10 Terça Feira foi ontem, mas hoje resolvi fazer outro top 10, a ideia de hoje é a de listar livros com um background esportivo. Para limitar o escopo, listo apenas aqueles de não ficção e que contem alguma história de superação, vontade de vencer ou qualquer valor esportivo que seja interessante em termos de leitura. 

Como os jogos olímpicos estão chegando, decidi não deixar uma lista apenas com futebol - ela ficou bastante ampla e tem histórias de muitos esportes diferentes, mesmo aqueles que não são tão populares no Brasil. Os esporte sempre são capazes de contar história interessantes - mesmo que não sejam livros de ficção; Isso porque toda competição esportiva tem atletas dando o máximo de si para vencer e é bastante difícil prever com antecedência o vencedor de uma partida ou um campeonato, por mais favorito que um time seja.


Top 10 livros que têm temática esportiva:


1 - Moneyball - Michael Lewis



O beisebol pode ser chato para muitos, mas Lewis conseguiu aqui contar uma história de superação incrível do gerente geral do time de beisebol de Oakland, os Athletics. A equipe tem muito menos orçamento para contratar jogadores se comparada com gigantes de mercados consumidores maiores, como os Yankees de Nova York. Billy Beane, o gerente geral da equipe, descobre um método ousado para “passar por cima” dessa dificuldade: os números. O livro, aliás, viroufilme com Brad Pitt.


2- Febre de Bola - Nick Hornby




Outro que também virou filme - e coincidentemente com o livro acima, tendo a versão americanafocada no beisebol. Mas o livro original conta a história do autor, Hornby, e sua paixão incomensurável pelo Arsenal - time de futebol da Inglaterra. Hornby conheceu o time de perto numa época conturbada de sua vida, quando os pais estavam se separando - e nunca mais abandonou a bola redonda. O livro conta o relacionamento íntimo do torcedor com seu clube e como os esportes muitas vezes podem fazer com que esqueçamos os problemas da vida.

3 - A Luta - Norman Mailer



Discutivelmente um dos melhores relatos esportivos já feitos na história. Em 1974 a verdadeira (e não como efeito de marketing, como ocorrer múltiplas vezes depois) Luta do Século ocorreu no Zaire entre Muhammad Ali e George Foreman. Mailer consegue descrever a luta de boxe entre dois gigantes do esporte maneira fotográfica, parece que você está vendo um filme.


4- Jogando por Pizza - John Grisham



Reconheceu o nome do autor? John Grisham é notoriamente conhecido por seus romances de tribunal (livros com crimes e seus autores sendo julgados, em sua maioria, além de A Firma, que virou filme com Tom Cruise). Além desses tipos de livro, Grisham também se aventurou no mundo dos romances esportivos. Seu primeiro trabalho na área foi “Jogando por Pizza”. Nele, o quarterback - principal jogador da equipe de futebol americano, aquele responsável por passar a bola - do time de Cleveland entra no meio do jogo e fracassa miseravelmente, até se machucando. Sem opção de emprego nos Estados Unidos, acaba indo para Parma, na Itália, onde começa a jogar numa equipe semi-profissional. A leitura é bastante rápida e divertida.
  
5- Pedalare, Pedalare! - John Foot





Antes do futebol ser o esporte nacional na Itália, o ciclismo era uma paixão. O autor conta sobre os primórdios do Giro d’Italia em 1909 e todas as transformações pelas quais o esporte passou -  e que, de um jeito ou de outro foram transformações sociais pelas quais a Itália também passou no século XX.


6- Ayrton: o herói revelado - Ernesto Rodrigues



Uma das mais completas biografias de Ayrton Senna, brasileiro tri-campeão mundial de Fórmula 1 e morto enquanto pilotava em 1994. O próprio nome da biografia já mostra o alcance do livro: ao invés de focar no sobrenome “profissional” do piloto, Ernesto coloca o livro se chamando “Ayrton” por tratar também da carreira de Senna antes das pistas e fora delas depois que começou a se dedicar ao automobilismo.

7- Grande Jogada: Um ano como um Jogador Profissional de Poker - Anthony Holden



Holden é mais conhecido por biografias da família real inglesa - mas neste livro se aventurou como um jogador profissional de poker. Por ironia do destino, seu nome é quase idêntico ao nome da modalidade de poker mais praticada do mundo, o Texas Hold´em - que também é a presente em torneios do Brasil, como a BSOP. O livro de Anthony foi importantíssimo para o boom que o esporte sofreu ao final dos anos 1990: ele foi escrito antes da popularidade das cartas aumentarem por meio de sites e torneios transmitidos na televisão.

8- O Berro Impresso das Manchetes - Nelson Rodrigues



O pai da crônica esportiva era míope - até por isso enxergava o futebol de maneira diferente. E escrevia de maneira diferente também, transformando uma partida num romance único em formato de crônica. O livro reúne as principais crônicas que Nelson escreveu para a “Manchete Esportiva” - sobre futebol e outros esportes também.

9 - Como o Futebol Explica o Mundo - Um olhar inesperado sobre a globalização - Franklin Foer



Foer faz um interessante estudo do esporte como algo que explica muitas das conjecturas sociais em diversos países. Como o futebol é o esporte mais popular em diversos países do mundo, é mais fácil traçar paralelos do envolvimento cultural de um dado povo com a bola redonda. Na obra, Franklin passa por países como Itália, irã, Brasil e Sérvia.


10 - Os Senhores dos Aneis - Vyv Simson e Andrew Jennings



Andrew Jennings ficou recentemente conhecido como um dos jornalistas responsáveis por desmascarar o amplo esquema de corrupção no qual estava inserido a FIFA, órgão máximo do futebol. Mas anos antes o britânico, junto de Simson, já tinha escrito um extenso trabalho sobre a corrupção no Comitê Olímpico Internacional (COI) e sobre a escolha das cidades-sede dos Jogos Olímpicos. Aproveitando que temos Olimpíada em 2016, é uma boa leitura.


E você, tem algum outro livro que tenha o esporte como tema para indicar? Me conte, quero muito saber!

Beijos

Até mais!

7 comentários :

  1. Achei demais o livro do Ayrton, eu iria ler, com certeza, sempre levo do meu avô quando vejo ele.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que não sou grande fã de livros que tem como foco o esporte, mas realmente é de se admirar o esforço de algumas pessoas que praticam as mais diversas categorias, né?
    Adorei a lista!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  3. O tema, o estilo não é da minha preferência , mas pode alcançar um bom público leitor e admirador. Afinal, a vida em si já é uma grande aventura.

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa "tag". Sou professora de educação física e lido com o esporte o tempo todo, mas quando escolho livros pra leitura por diversão, excluo totalmente esse assunto. Tanto que não conhecia a maioria das obras. Mas gostei das dicas. É interessante até pra passar pros alunos.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Não curto muito livros que falem sobre esportes, não cha,am minha atenção, mas são livres interessantes, beijos...

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adorei suas indicações, principalmente "Febre de bola", "Jogando por pizza" e o do Ayrton, que é uma unanimidade como melhor esportista que o país já teve.
    Senti falta do "Transformando suor em ouro" nessa lista. Se ainda não leu, super recomendo!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Dre tudo bem, bem interessante esse top 10, apesar de não gostar de livros com essa temática, achei interessante por conta da Olimpíadas que se aproxima. O livro do Ayrton me chamou bastante atenção. Bjkas

    ResponderExcluir