Uma História de Solidão
Autor: John Boyne
Editora: Cia das Letras
Gênero: Literatura Estrangeira
Páginas: 416
Sinopse: Skoob
Avaliação:
Oi gente, tudo bem? Vamos falar sobre um livro do tão conhecido John Boyne? Quem aí já leu algo dele levanta a mão \o/
O que acharam?
John Boyne é conhecido por livros maravilhosos que marcam e tornaram-se campeão e agora ele nos trouxe mais uma vez um tema bastante polêmico onde trata-se de pedofilia dentro da Igreja Católica. Uma História de Solidão se passa na Irlanda dos anos setenta e conhecemos Odran e sua história desde a infância, marcada por fatos trágicos e que certamente mudam uma pessoa para sempre, sua mãe tornou-se beata de igreja, beirando o fanatismo o que inclui que a decisão dela para vida do filho era o que ela achava que era certo, ele deveria ser padre, segundo sua vontade e com isso conforme o tempo passa e ele vai tendo idade e discernimento acaba entrando em um seminário no intuito de realizar o que o destino parece ter como propósito. Odran aceitou seu destino muito bem e até conseguiu um amigo que também acabou naquele lugar pela vontade do pai. Seu amigo Tom não aceita nada bem a imposição do pai e está completamente infeliz com a situação, enquanto para Odran é apenas algo que ele precisa aceitar e fazer. O tempo passa e ambos acabam seguindo o rumo que a Igreja tem para eles como proposta, mesmo assim os dois permanecem grandes amigos, independente do lugar onde estejam ou do passar dos anos.
O que vemos é que durante todo o crescimento e aceitação de Odran para com seu futuro ele é muito pacato e uma pessoa que faz o que precisa fazer, nada mais, não questiona, não se revolta, apenas aceita o que a vida tem para si e em dado momento percebemos os casos de pedofilia e a postura de Odran nada mais é que fingir que não sabe, ou não viu, ou não sei. Isso foi algo que me incomodou por demais; porém retrata uma realidade tão bem conhecida por todos nós sobre casos assim que ocorreram no passado e ainda nos dias de hoje vem um ou outro à tona na mídia.
Enfim, Uma História de solidão levanta uma questão bastante polêmica não somente relacionada a pedofilia, mas também ao fanatismo, a crença cega entre outros. Não foi um dos melhores livros que eu li do autor, mas de todo não foi ruim.
Ainda não tinha lido nenhum livro desse autor, mas quando li essa resenha me interessei bastante. Ótimo post. Estou seguindo este blog, muito lindo (:
ResponderExcluir