Resenha: A última mensagem de Hiroshima

A última mensagem de Hiroshima

Autor:Takashi Morita
Editora: Universo dos Livros
Gênero:  Memórias / Literatura Brasileira / Biografia
Páginas: 152
Sinopse: Skoob

Avaliação:


Olá leitores, tudo bem por aí? 
Hoje venho falar sobre A última mensagem de Hiroshima uma leitura muito válida e interessante e que me faz sair da "zona de conforto" de gêneros que tenho mai costume de ler.

Quantas vidas foram perdidas em decorrência da Segunda Guerra Mundial? Quantas famílias sofreram? Quantas crianças ficaram órfãs? Quantos sonhos foram destruídos? De que vale ser o vencido ou o vencedor quando seres humanos são dizimados? 

Esta história nos traz muitos sentimentos como em um avalanche, pois fala sobre fatos reais e nos faz refletir e muito sobre amor, compaixão, esperança, tristezas, entre outros. 

O livro nos fala sobre um trágico momento da história, porém de maneira que "damos conta" sem ser chato, ou massivo.. ou mesmo arrasador. Takashi Morita conta tudo de maneira suave até. Não se trata da tragédia de apenas e sim da mensagem deixada por Sr. Morita, que se trata de PAZ, AMOR, UNIÃO.. ENTRE OUTROS.

Eu vejo minha sobrevivência como um milagre. Chegar aos 93 anos sofrendo o que eu sofri, certamente, é um privilégio que me foi concedido. Ao longo da minha vida, estive diante dos piores atos que um ser humano pode cometer contra um semelhante. Os momentos de maior angústia serviram apenas para que eu compreendesse o que não desejaria nem a um inimigo. Ou melhor: aprendi que nunca mais deveria pensar em alguém como um inimigo. A lógica da guerra não dá espaço para a dignidade humana. 

O livro é bem curto, com apenas 152 páginas, mas suas páginas carrega um "peso" muito maior do que aparenta. 

Essa é uma daquelas histórias que lemos e nos faz acreditar em dia melhores, pessoas melhores, momentos melhores.. Mesmo em meio ao caos!

Acho que não preciso falar em si sobre essa grande tragédia, leitores como nós sabemos do que se trata, então aqui nesta resenha.. Não faço em si um resumo e sim reflito meus sentimentos com relação a essa leitura que foi uma grande escolha esse ano!

Recomendo para todos os leitores, inclusive deveria ser leitura obrigatória! rsrs


Precisamos continuar lutando para que nenhum outro ser humano sofra ou perca sua dignidade para a ganância, a intolerância ou mesmo para a ignorância de alguns poucos.


Um comentário :

  1. Oi!

    Que legal, é tão bom quando um livro nos toca desse jeito e traz mensagens tão grandiosas como essas, adorei o que falou sobre ele e com certeza coloquei na minha lista de desejos!

    Livros que Li

    Beijos!

    ResponderExcluir