Resenha: Anne Frank — A Biografia Ilustrada

Anne Frank — A Biografia Ilustrada

Autor: Sid Jacobson
Editora: Quadrinhos na cia
Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira
Páginas: 160
Sinopse: Skoob
Avaliação:





Quem aqui nunca ouviu falar de Anne Frank só pode viver no mundo da lua rsrs.. Mas imagino que muitos não saibam que seu diário autobiográfico virou quadrinhos na cia e com isso nos traz uma maneira mais suave de conhecer o enredo com ilustrações maravilhosas que tornam a leitura ainda mais especial! Essas ilustrações certamente complementam o enredo trazendo facilmente à imaginação o que estamos lendo.

Todo conteúdo foi autorizado e muito bem adaptado por Jacobson; quem leu volumes anteriores de Anne Frank irá perceber isso de cara! Neste volume quem tem maior destaque é Otto, pai dela, mostrando a fundo quem ele era e acreditem tem muita coisa que eu não sabia e fiquei sabendo lendo esse quadrinho da cia. 

Mesmo com a certeza de todo o desfecho da história real de Anne e sua família, a história em quadrinhos não deixa de ter seu charme e encantar, principalmente pelos motivos que já mencionei, mas não muda o fato de toda vez que me deparo com algo dessa obra fantástica, ter vontade de que tudo pudesse ter sido diferente em vários aspectos. A sensação mais vívida que tive ao ler esse quadrinho foi perceber o ponto de vista de Otto com mais clareza sobre tudo que ocorreu; mesmo que um ser humano não possa conseguir perdoar tudo ele pode sim não querer vingança ou mais desgraça diante uma situação devastadora que viveu e isso não o torna "bonzinho" e sim especial; o torna admirável, o torna forte e o mais importante nos faz ter esperança na humanidade que hoje segue para caminhos tão devastadores que não sabemos como será se simplesmente pisarmos nos pés de alguém e esse alguém se encontrar em um dia ruim!
Sim, parece banal meu comentário diante a situação dessa família, mas o fiz pura e meramente, para que possam perceber como me senti lendo mais uma vez essa história. Enquanto um homem pode "seguir em frente com um sofrimento imenso", nos dias atuais muito pouco é necessário para que se exija sangue, ou retaliação por coisas pequenas e sem sentido!

Esse quadrinho nos encontra com o começo da vida dos pais de Anne e nos leva até momentos após a Segunda Guerra, esta é uma biografia incrível que complementa o diário de Anne Frank. E o conhecimento da história se torna ainda mais rico com essa nova edição!

Estou simplesmente encantada!
E foi uma releitura muito significativa! Não importa se leu outras versões do mesmo, leiam também esse incrível HQ.

Um comentário :

  1. Eu sempre tive vontade de ler esse livro, e agora fiquei com mais vontade ainda. Acho que o fato de ter transformado a historia em quadrinhos nos aproxima mais a ela e como você disse nos da a possibilidade de visualizar aquilo que está sendo contado. Acredito que essa tenha sido uma ótima idéia. Com certeza ler a história dessa forma é ainda mais incrível!

    ResponderExcluir