Resenha: A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa

A história do Século 20 Para Quem Tem Pressa
 Gênero: História
Páginas: 200
Sinopse: Skoob
Avaliação:

Para os leitores que querem rever os acontecimentos mundiais do século 20, o livro “A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa” é a indicação ideal, pois trás um resumo dos fatos mais importantes e marcantes.

Composto por poucos capítulos e escrito de forma sucinta e bem explicativa, a obra apresenta todos os grandes elementos históricos até mesmo culturais como o avanço tecnológico das redes sociais e sua influência no mundo. 

Cada capítulo é composto por vários temas, que são escritos em poucos parágrafos (em alguns casos algumas páginas). Como títulos dos capítulos, temos: A transfiguração do velho mundo, A guerra pode acabar com todas as guerras, Quando a poeira baixa, Guerra total, O apogeu da metade do século, Fim do colonialismo, O fantasma da guerra fria, Mergulhando na crise e O mundo no ano 2000.

Alguns dos fatos que irão encontrar neste livro são por exemplo Revolução Industrial e colonização de territórios que trouxe riqueza para a Europa. Grã-Bretanha foi a primeira nação a se industrializar em fins do século 18, sendo a potência colonial mais dominante durante a maior parte do século 19. Nessa época houve problemas decorrentes de matérias-prima, o que acabou por levar outras nações comerciais a assumirem controle sobre diversos outros países sob forma de colônia. Essa onda imperialista no final do século 19, desenvolveu-se mais na Inglaterra que tinha Índia como centro de seu império. Com a industrialização vieram prósperas classes médias e muita mão de obra. No começo do século 20 os trabalhadores braçais eram quase que escravizados e mantidos em situações sobre humanas.

Temos a Primeira Guerra Mundial que ocorre entre 1914 e 1918 na Europa como centro, e com ela tivemos duas alianças que participaram dessa guerra, a Tríplice Aliança e do outro lado a Tríplice Entente. Esta foi uma Guerra também conhecida como "A Grande Guerra" devido aos estragos e devastações que a mesma causou. Nesse período os países Europeus eram as grandes potências mundiais causando disputas imensas sobre as matérias-primas e mercados consumidores. Tivemos um crescimento da Alemanha ameaçando outras potências como França, Inglaterra e Rússia, com uma política totalitarista e agressiva, ameaçando o tradicionalismo e com isso todos se armaram se preparam para o inevitável. Isso e muito mais criou contendas entre os países.. Motivos foram muitos, como as divisões de terras, deixando uns mais providos que outros. E um ponto alto para que tudo explodisse foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do império Austro-húngaro.

Nesse período tivemos muitas mortes e muitos feridos. Milhões são os números somados. Tivemos o Tratado de Versalhes, uma imensa crise econômica na Europa, a criação da Liga das Nações com intuito de manter a paz mundial.

Ainda no livro em questão vamos ler sobre a Segunda Guerra Mundial que foi global, envolvendo muitos países que se dividiram entre Aliados e Eixo. Isso ocorreu entre 1939 e 1945. Essa foi uma Guerra ainda maior que a primeira e se deus a vários motivos que eclodiram na época da Primeira Guerra Mundial, pela crise de 1929, onde nesse período os Estados Unidos se tornou a maior economia mundial e através de acordo propôs ajuda a Europa em crise a se restabelecer. Os líderes totalitários Hitler e Mussolini em 1936 uniram forças, assinando um tratado de amizade e colaboração entre países, mais tarde conhecidos como Eixo, que enfrentou os Aliados formado pela maioria dos países que se opunham ao regime totalitarista e alguns como Estados Unidos que sofreram ataques do Eixo. O que de fato foi o que culminou na Guerra em si foi o expansionismo alemão, com a quebra de um acordo por parte de Hitler e aí tivemos, eu acredito um dos piores conflitos da história, devastando, destruindo, dizimando.. Os Aliados derrotaram os Eixo (Amém). Ao fim dessa Segunda Guerra Mundial Ásia e Europa estavam falidas se reconstruindo quando URSS começou seu domínio sobre a Europa Oriental, onde os Estados Unidos lançou a Doutrina Truman - um projeto com intuito de deter o comunismo em troca de ajuda.

Depois tem o fim do Colonialismo, o fantasma da Guerra Fria (a Guerra foi mencionada durante o livro) e mais uma vez voltamos a uma imensa crise no capítulo 8, desastres industriais, inflação alta entre outros que perturbaram a evolução que vinha ocorrendo até o final da década de 80 (época em que nasci). Em 1990 teve vários conflitos e problemas que tornaram difíceis o mundo em desenvolvimento; tais como guerras civis, fome, genocídio e limpeza étnica.

Tiveram inúmeros outros fatos mencionados no texto do livro lançado pela Valentina. Porém me contive em fazer um breve resumo sobre alguns fatos marcantes e deixar outros para que vocês possam ler por si mesmos.

Depois de todo esse contexto e situações apresentadas tivemos melhorias na medicina com controle de doenças e erradicação de outras, assim como a visita a lua, o começo da era digital, seus benefícios e malefícios. E aqui estamos hoje!

A diagramação do livro está perfeita, apesar de eu preferir papel pólen; o livro ainda conta com o suporte visual de treze mapas muito bem inseridos durante todo o conteúdo encontrado. O livro conta com duzentas páginas e seus capítulos bem curtos, trazendo apenas o indispensável a nível de conhecimento geral.

Termino esta resenha com um trecho do próprio livro:

"O Século 20 trouxe segurança e democracia para muitas pessoas, e, alguns países, um padrão de vida que sequer poderia ser sonhado por nossos ancestrais do século 19. A internet contribuiu para propagar ideais, educação, notícias e cultura, enquanto a explosão das mídias sociais, que ainda engatinhavam no final do século, transformaria, no atual, o modo como as pessoas comuns interagem umas com as outras aquém e além das fronteiras nacionais. Novas redes globais se tornaram disponíveis a terroristas e  outros indivíduos com interesses malignos (pedofilia, por exemplo), mas também contribuíram para a paz, o progresso e a promessa de um futuro melhor para o mundo inteiro."

Eu gosto muito de saber sobre a história do nosso país e do nosso mundo e já li muitos textos a respeito. Este lançamento da Valentina realmente é "para quem tem pressa", pois se trata de resumos de fatos marcantes durante o século 20, então cumpre bem seu papel!

"A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa" também trás importantes bibliografias que podem ser usadas como base para ter mais conhecimento sobre os temas do livro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário