Resenha: Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas
 
Autora: Alexandra Monir
Série: The Final Six # 1
Editora: Jangada
Gênero: Distopia / Ficção científica / Jovem adulto / Literatura Estrangeira
Página: 328
 Sinopse: Skoob

Avaliação: 
“Os seis finalistas” é o primeiro livro de uma distopia que trabalha um tema bem próximo da nossa realidade: a destruição do planeta Terra graças à devastação causada pelos seres humanos. Após milhares de anos de agressões contínuas, o planeta resolveu revidar e sua instabilidade começou a causar inúmeros desastres que destruíram civilizações e mataram milhões. Os sobreviventes vivem de forma precária, incertos sobre sua segurança no dia seguinte, ou até mesmo na próxima hora. Será que um tsunami irá ocorrer? Os níveis da água irão subir ainda mais? Ou a terra se tornará ainda mais inabitável? Essas e tantas outras perguntas fazem parte da realidade da população.

Por conta disso, os governos ainda existentes criaram uma coalisão com o objetivo de criar uma forma de habitarmos outros planetas, mais precisamente Europa, uma das luas de Júpiter. Para que a missão dê certo, as agências internacionais espaciais precisam reunir um grupo com 24 jovens que atendem aos mais rigorosos padrões para um treinamento intenso e dentre eles, apenas alguns irão realmente realizar a missão.


"- Desde o início, os pré-requisitos rigorosos da Missão Europa mantiveram o número de potenciais recrutados relativamente baixo. Nossos finalistas deveriam ter entre 16 e 19 anos, excelente saúde e visão praticamente perfeita. Seus corpos precisavam atender aos requisitos antropométricos para trajes espaciais de longa duração, enquanto suas mentes tinham que obter scores de QI superiores aos de 85% da população em geral..." (p. 65-66)

Dentre os concorrentes, dois são os nossos protagonistas: Naomi e Leonardo. Naomi é uma jovem que não se dá conta de como foi sortuda. Apesar de ter perdido sua casa, ela, seus pais e irmão sobreviveram.  Ou seja, sua família ficou intacta. Naomi e seu irmão Sam são muito próximos, e a garota não quer deixa-lo de forma alguma, mas não tem opção. Leonardo tem uma história completamente oposta: ele perdeu toda a sua família e agora é um jovem órfão de 17 anos de idade que não tem mais desejo de viver. Então quando é convocado, acredita que pode fazer algo de bom com essa chance, mesmo que para isso arrisque a sua vida. Sendo duas personalidades e histórias tão opostas, Naomi e Leonardo vão perceber que precisam um do outro para passar pelo treinamento e que nem tudo é o que parece nessa missão para sobrevivência...

Além dos dois protagonistas, vamos percebendo que outros jovens em treinamento te um grande papel a desempenhar na trama, como Beckett Wolf, dos EUA (e sobrinho do presidente), um jovem arrogante e competitivo que muitos acreditam ter sido colocado no treinamento por conta da influência do seu tio.

“Os seis finalistas” é um primeiro livro espetacular, com muitas reviravoltas, segredos e um treinamento intenso pela sobrevivência.

"Os outros podem ser os heróis, os pioneiros do espaço. Eu tenho algo mais importante. Um lar." (p. 30)

4 comentários :