Resenha - Filha, Mãe, Avó e Puta

 

Filha, Mãe, Avó e Puta

Autora: Gabriela Leite
Editora: Objetiva
Páginas: 194
Gênero: Biografia
 

Avaliação: 

Olá, tudo bem com você?
 
Esse livro eu já tinha vontade de ler há muitos anos, porém sempre foi dificil achar ele, esses dias achei para troca no Skoob e adorei receber e finalmente poder ler.
 
O livro em si não é nada demais , conta a história de vida da Gabriela Leite que decidiu por conta própria trabalhar como prostituta, ela mesma que quis conhecer essa vida e ficou porque ganhava em um dia o que trabalhava o mês todo para conseguir.
 
Ela sempre foi de família humilde, trabalhadora, tentou estudar, passou inclusive na USP a melhor faculdade pública da cidade de São Paulo, mas não gostou muito do curso e desistiu.
 
Gabriela foi ativista por muitos anos, queria direitos para as prostitutas mas nunca conseguiu muita coisa. 
 
O livro aborda muito pouco esse assunto do ativismo dela, ela trabalhou na época dos anos 60/70 ou seja sofreu todos os tipos de preconceitos.
 
Ela teve duas filhas com relacionamentos que teve no passado, uma das filhas foi criada pela avó que assim que soube do trabalho da filha e da vontade de não ter responsabilidades pediu para ela seguir seu rumo e a outra filha ficou com um casal de amigas e depois teve a guarda do pai. 
 
Ao contrário de muitas prostitutas que guardam dinheiro, ou trabalham por um tempo para comprar uma casa, ou dar estudos para o filho Gabriela nunca sonhou com nada disso, trabalhava e comprava o que gostava, roupas , calçados, perfumes, nunca quis ou sonhou com muitas coisas materiais, gostava muito de samba e tomar sua cerveja.
 
Passou por São Paulo, trabalhou muito em Belo Horizonte cidade que ela mesma diz que dá mais dinheiro e foi parar no Rio de Janeiro onde gostou mais de ficar.
 
O livro é leve, tem poucas páginas, não relata coisas pornográficas nem nada demais, só mostra como a Gabriela levava sua vida de prostituta normalmente como qualquer outra pessoa que trabalhe de qualquer outra atividade.
 
Gostei muito da leitura, é rápida envolvente e fiquei curiosa pra saber mais coisas da vida dela, infelizmente fiquei sabendo que ela faleceu de câncer em 2013. 
 
Gabriela Leite foi uma das criadoras da grife DASPU que fez até muito sucesso por um tempo, casou muitos anos depois com um amigo jornalista e também criou uma ONG chamada Davida em 1992.
 
Gostei muito da leitura e gostei muito de conhecer mais da história da Gabriela.
 
Recomendo a Leitura!
 
Bejos 
 
Até mais!
 
 

Um comentário :

  1. Olá, boa tarde. Meu nome é Lili. Eu gostei muito do seu blog. Venha me fazer uma visitinha? Obs: já estou seguindo você.
    https://reinodasfadasoficial.blogspot.com/
    Abraços.

    ResponderExcluir